Icon 5afc930c cbd6 4c29 9962 d8459c42fc1a

Lar dos Idosos Recanto do Tarumã

Quero fazer parte
Categorias
Cidadania e Defesa de Direitos, Terceira Idade, Saúde e Nutrição
Criado em
23/11/2016

O Lar dos Idosos Recanto do Tarumã é destinado ao abrigo de homens (acima de 60 anos), que não possuem condições de manutenção da própria sobrevivência ou que apresentem vulnerabilidade familiar. O Lar atende atualmente 120 idosos.

Indicados pela FAS (Fundação de Ação Social) o idoso ao ingressar na instituição realiza uma entrevista com a assistente social, exames médicos e avaliação psicológica, passa por um mês de adaptação e após este período o idoso decide pela permanência.

No Lar dos Idosos, além de moradia, são disponibilizados os seguintes serviços:

Atendimento Médico: A instituição possui uma equipe formada por médicos residentes em Geriatria, coordenados pelo Responsável Técnico, Doutor José Mário Tupiná Machado.

Enfermagem: Sob coordenação de duas enfermeiras, a equipe de enfermagem formada por cuidadores, auxiliares e técnicos em enfermagem, atende os idosos 24 horas por dia.

Nutrição: São servidas seis refeições diárias, que incluem café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia, além de um acompanhamento nutricional individual.

Serviço Social: O atendimento junto aos idosos e familiares é realizado pela Assistente Social, que entre outras atividades, atua junto ao INSS para aquisição e regularização de benefícios e documentos.

Psicologia: A instituição prevê suporte psicológico aos moradores, atendendo-os individualmente e em grupo, com o objetivo de informar, melhorar a autoestima, motivação, socialização e criatividade dos idosos.

Fisioterapia: Esta atividade auxilia na prevenção, cura e reabilitação dos idosos residentes na instituição.

Musicoterapia: Utiliza elementos sonoros e movimentos como meios de comunicação, expressão e organização do idoso, com a intenção de resgatar o bem-estar (saúde física e mental) e equilíbrio com o meio em que se vive.

Farmácia: Profissionais farmacêuticos são responsáveis pela organização e distribuição dos 600 a 800 medicamentos/dia consumidos pelos idosos.

Terapia Ocupacional: Com atendimentos individuais e em grupo, a terapia busca resgatar ou desenvolver a funcionalidade nas atividades de vida diária, atividades produtivas e de lazer.

Vestuário: Cada idoso possui suas próprias roupas, originadas de doações, e um local individual para guardá-las. A lavanderia funciona durante toda a semana. Quando é preciso um ajuste, os idosos contam com o ateliê de costura da equipe voluntária.

Lazer: São realizados passeios, bailes e comemorações festivas como: Natal, Páscoa, Festa Junina e passeio a parques e praia. Há um salão de jogos para uso dos idosos, biblioteca, sala de alfabetização, campo de bocha, sala de música, etc.

Endereço: R Konrad Adenauer, 576 | Curitiba – PR, CEP: 82820-540

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se