Quero fazer parte
Categorias
Cidadania e Defesa de Direitos, Educação, Arte e Cultura, Infância
Criado em
15/07/2017

Associação Amor Pra Down – AAPD é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, composta por pais, profissionais e amigos de pessoas com Síndrome de Down (SD). Iniciou suas atividades, informalmente, no ano de 1999. Neste período de informalidade os pais reuniam-se para trocar experiências, unir outros pais à causa. Assim funcionou durante o período de um ano com participação de 19 associados.
No ano de 2000, no dia 21 de março, a associação iniciou formalmente suas atividades definindo seu estatuto e elegendo a primeira diretoria. Nos primeiros anos funcionou sem sede própria. Os associados reuniam-se em suas residências e salas cedidas pelo município. Nessas reuniões aos associados convidavam profissionais para explicar o que é a síndrome, quais os aspectos fisiológicos
e comportamentais das crianças, apoiar-se mutuamente trocando suas experiências, angústias, alegrias, participação em congressos e seminários Este primeiro momento também teve a finalidade de dar sustentação financeira por meio de jantares, rifas e doações. Esse período durou até o ano de 2007.
Em janeiro de 2008 a associação aluga uma sala de 20m² e passa a ter estrutura física própria com um funcionário, realizando atendimentos de fonoaudiologia e educação especial.
Em outubro de 2008, com o objetivo de atender as crianças que estavam em lista de espera e iniciar outros projetos, muda o endereço para um espaço maior (63m²). Neste novo espaço foi possível contratar mais profissionais – fisioterapeuta, psicóloga, psicopedagoga e assistente social por meio de recursos oriundos do sistema único de saúde. O número de atendimentos passou de 128/mês para 248/mês, contando com 50 associados.
Em janeiro de 2010 inicia os atendimentos em nova sede, alugada, com o objetivo de ampliar os atendimentos e iniciar novos projetos, agora com 200 m² de área física e mais um terreno, sem construções, de 150 m².Tendo atualmente 52 associados cadastrados na AAPD, os atendimentos com o atual número de associados passou para 467/mês.
Diretrizes Institucionais
A diretoria da AAPD, representando os associados, definiu a linha de conduta que rege a administração da associação. Essas definições são levadas em consideração em todas as decisões. São elas:
Visão
A visão representa o sonho maior de todos os associados. É a forma de como ela quer ser reconhecida por seu público alvo. Na AAPD a visão foi definida como:
“Ser reconhecida como um referencial de apoio ao DOWN na sociedade, em todos os segmentos – institucional, educacional, social, familiar, pessoal, emocional. Um espaço de acolhimento, troca de experiências e agregação. "
Missão
A Missão representa a razão de ser da associação, a sua utilidade. Na AAPD a missão foi definida como:
“Promover a assistência, integração e desenvolvimento dentro dos aspectos afetivo, social e cognitivo das pessoas com síndrome de Down e suporte a suas famílias, oferecendo atendimento especializado, criando ações para a sua independência, autonomia e inclusão na sociedade, em todas as etapas de suas vidas.”
Valores
Os valores representam os comportamentos que os colaboradores da associação deverão ter para alcançar a Missão e a Visão proposta. Para alcançar grandes resultados, uma organização precisa de pessoas que cumpram suas tarefas de maneira condizente com os valores que ela adota. Na AAPD os valores definidos foram:
TRABALHO EM EQUIPE
Trabalhamos em cooperação
Somos voluntários
SOLIDARIEDADE
Somos comprometidos uns com os outros;
Dividimos nossas responsabilidades;
Confortamos, consolamos e oferecemos ajuda
SENSIBILIDADE
Trabalhamos com emoção, sentimento e simpatia pela nossa causa;
Reagimos imediatamente aos nossos problemas e desafios.
PERSISTÊNCIA
Continuamos presentes em nossa causa apesar de todas as dificuldades
Somos perseverantes e insistentes
Não desistimos frente as nossas dificuldades
GARRA
Temos força de vontade e disposição para alcançar nossos objetivos
Somos determinados
ENTUSIASMO
Somos dedicados
Temos paixão pelo que fazemos
Trabalhamos com alegria
COMUNICAÇÃO
Promovemos a conversação entre os diversos atores envolvidos
Esclarecemos e informamos a comunidade e os associados sobre a evolução dos estudos sobre a síndrome de Down.
Público alvo
Pessoas com Síndrome de Down e seus familiares.
Temos cerca de 152 pessoas cadastradas, de todas as idades.

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se