Ação Realizada
Icon ff3d0d22 1ec0 42a0 a50b b45b93606827

Ação de Natal : Então é Natal...

São Paulo
03/12/18 até 14/12/18
Status
Realizada
Criado em
03/12/2018

Esta ação faz parte de algo maior:Impacto geral

17
Total de funcionários que participaram
21
Total de parentes e amigos que participaram
45
Total de beneficiados
1
Total de instituições beneficiadas
45
Total de pessoas beneficiadas pelas atividades
2
Reuniões e atividades de planejamento
Voluntários envolvidos: 10
1
Organização e divulgação de eventos, atividades e projetos
Voluntários envolvidos: 18
1
Realização de atividades lúdicas, culturais ou esportivas
Voluntários envolvidos: 12
2
Outras atividades de voluntariado presencial
Voluntários envolvidos: 8
45
Brinquedos
unidade(s)

Informações Adicionais

Tempo médio de dedicação por voluntário
9h0m
Descrição do Resultado

Nossa Ação bônus foi dividida em duas etapas, a primeira foi realizada no dia do Evento de Natal, no dia 02/12, onde um colega se vestiu de papai Noel e fez a entrega dos presentes doados por padrinhos para todos os atendidos. A segunda etapa foi um dia de passeio onde os acompanhamos todos os atendidos que possuem condições de mobilidade para um dia de passeio no Shopping Continental e aproveitamos para ver novamente nosso amigo Papai Noel.
Fizemos uma campanha para arrecadar presentes para que o nosso Evento ficasse ainda mais bonito, mobilizamos amigos e familiares, que não mediram esforços nos ajudar nesta arrecadação e todos os atendidos foram apadrinhados.
A felicidade deles ao receberem os presentes foi contagiante! Independente da idade, a emoção é a mesma, pois todos tem inocência, coração puro…

Mas ainda não estávamos satisfeitos, somente em entregar presentes, queríamos algo a mais. Em uma de nossas visitas, a Diretora da ONG nos relatou que quando levavam os assistidos pela ONG no Shopping, as pessoas os olhavam com diferença e mudavam até suas rotas para não passarem por perto, então decidimos que parte da nossa Ação Bônus, também deveria estar relacionada com a inclusão. Os pais levam seus filhos no shopping para tirar fotos com o Papai Noel, então por que não poderíamos fazer o mesmo?
Pois bem, foi a melhor idéia que tivemos, pois foi extremamente gratificante e emocionante. Primeiro andamos com eles pelo Shopping, fomos surpreendidos com muita ternura demonstrada pelos lojistas. A Floricultura distribuiu flores e a ótica deu bexigas para todo mundo. Gestos simples que fizeram toda a diferença. Os atendidos puderam assistir um vídeo sobre o Natal da Peppa Pig e seus amigos onde até neve caiu sobre eles e brincaram a vontade no espaço da ação de Natal.
O Grande momento foi quando o Papai Noel Chegou! Foi uma emoção sem fim! Eles puxaram a barba do Papai Noel, abraçaram, beijaram. O bom velhinho foi muito atencioso com todos, tirou foto com cada um.
Cantamos, brincamos e tudo foi tão divertido que até o Papai Noel nos agradeceu por ter tornado aquele dia tão especial para ele também.

Aprendizados
Com esta ação aprendemos que todas as pessoas com qualquer tipo de deficiência não necessitam de pena e sim de dignidade, atenção e respeito. Aprendemos também que a inclusão não depende exclusivamente de leis, códigos ou decretos, ela depende de brotar em um coração a verdadeira semente da transformação de vidas. É necessário praticar nossa capacidade de entender que o próximo precisa de um ombro amigo, é sermos gentis com todos em qualquer situação e voltar para nossa rotina com a certeza de que deixamos as pessoas um pouco mais felizes do que quando chegamos. A ação pode parecer simples pois faz parte da rotina de todos nós ir e vir dos Shoppings, levar nossos filhos para o tão esperado encontro com o Papai Noel, levar a cartinha com os pedidos de Natal, mas quando pensamos em pessoas com diferentes tipos de deficiências esta simples ação precisa ser muito bem planejada e executada para o aproveitamento de todos, desde a locomoção até o ambinte a ser explorado pois a acessibilidade e aproveitamento deve contemplar a todos. Pesquisamos diversos locais e optamos pelo Shopping Continental em Osasco, fomos muito bem acolhidos e estamos agradecidos pelo carinho recebido e pelo passeio maravilhoso.
Legado para a comunidade
Conseguimos que todos os atendidos fossem apadrinhados e ganharam presentes de Natal em nosso evento.Em nossa visita ao Shopping todos ganharam flores da floricultura, bexigas da Ótica, pirulitos da Administração do Shopping e muita atenção e amor do Papai Noel e todos os assistentes do evento de Natal do local. Fomos abordados por vários clientes que estavam no shopping e ficaram emocionados com o encontro dos assistidos com o Papai Noel. A emoção tomou conta de todos nós e de todos que estavam observando a ação, mesmo que por curiosidade e foi muito gratificante receber este retorno, ver lágrimas nos olhos de pessoas que não conhecemos mas que temos certeza de que entenderam nosso recado de que SER DIFERENTE É NORMAL.