Voluntariado animal: Proteger os Bichos e Cuidar do Planeta

26/10/2016 14:30

 

O Brasil é um dos 17 países do mundo considerados mega-biodiversos, contendo aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo. Apesar disso, o crescimento econômico do país muitas vezes se deu sem levar em conta o uso sustentável dos recursos naturais. De acordo com a organização internacional WWF, a poluição, a expansão da agricultura e a urbanização descontrolada estão levando muitas espécies à extinção.

Este problema infelizmente não se restringe apenas ao Brasil, esta é uma situação mundial que ameaça todo o nosso planeta. O lado positivo dessa história é que a temática ambiental tem conquistado maior espaço na mídia e dentro de empresas. Com isso, cada vez mais pessoas estão se engajando e se tornando mais conscientes e atuantes não só para assegurar o presente, como também para garantir o futuro das próximas gerações.

 

Voluntariado e os animais

Para quem vive nas grandes cidades e não tem acesso fácil às áreas de preservação ambiental, uma das opções para ajudar o meio ambiente que vai além dos 3 Rs (Reciclar, Reduzir e Reutilizar) é ser voluntário em prol dos animais.

Existem pessoas que adoram animais ou que possuem bichos de estimação, mas gostariam de ir além e ajudar outros animais. Ser um voluntário da causa animal é uma ótima opção para aqueles que se comovem ao ver animais fora de seus habitats naturais, abandonados e vagando pelas ruas de uma cidade ou que sofreram maus-tratos de um antigo dono. 

 

  • Benefícios

Atuar em prol dos animais traz vantagens não apenas para os bichinhos, mas para todos os envolvidos. Em artigo publicado em 2008 na revista Ciência Veterinária nos Trópicos, a médica veterinária Ceres Berger Faraco, aponta que os animais podem proporcionar aos seres humanos diversos benefícios, incluindo a companhia, a promoção de mudanças positivas no comportamento das pessoas além de auxiliar no desenvolvimento de várias habilidades e no exercício de responsabilidades.

Os animais ajudam a diminuir o estresse, combatem a depressão e o isolamento e estimulam o exercício.

 

Inspirações

Existem diversas organizações que trabalham o voluntariado associado às causas animais e ambientais, procure uma próxima a você e veja como ajudar.  Aqui no Portal também temos diversos grupos que já atuam com esta causa, conheça, ajude e prestigie o trabalho dos nossos colegas :)

Grupo Pró Animal

Grupo Planta, Bicho e Gente

Ações de proteção aos animais cadastradas no Portal

 

Separamos também algumas ideias de ações para você já começar a organizar com os seus amigos:

  • Cão Terapia

Que tal programar uma visita a um abrigo de crianças ou lar de idosos acompanhados de cães abandonados? Além de fazer a alegria dos assistidos ainda é uma ótima oportunidade para passear com os animais que ficam presos por tanto tempo nos abrigos.

Existem diversos projetos que trabalham com terapias assistidas por animais como a Patas Therapeutas e o INATAA.

  • Fotógrafo de bichos

Organize um grupo de voluntários para visitar um abrigo local e fotografar os animais para adoção. Você sabia que boas fotos podem aumentar consideravelmente as chances dos peludinhos serem adotados?

O site Amigo Não se Compra é uma sugestão de canal em que várias ONGs e protetores podem divulgar animais para adoção.

  • Arrecadação de ração

Uma das maiores despesas de protetores e abrigos é manter a alimentação dos animais resgatados, portanto doações de ração são muito bem vindas! Converse com a administração do local e veja qual seria a necessidade nutricional dos animais, organize uma campanha de arrecadação e mãos a obra!

Dica: Aproveite para arrecadar também brinquedos e itens de treinamento para os bichinhos smiley

  • Mutirão

Muitos abrigos precisam de ajuda na limpeza e organização do local, entre em contato com uma Instituição que abriga animaizinhos e veja como você e seus amigos podem ajudar na manutenção.

 

 
 
Somos todos parte de um mesmo planeta, é nosso dever e privilégio cuidar de onde moramos e de quem mora com a gente, seja gente, bicho ou planta. Aproveite o mês de novembro em que celebramos o Dia Mundial da Gentileza (13) e celebre a diversidade de vida com boas atitudes, seja voluntário!
 
 

WWF: http://www.wwf.org.br/

Ciência Veterinária nos Trópicos: http://www.rcvt.org.br/

Patas Therapeutas: http://patastherapeutas.org/

INATAA: http://www.inataa.org.br/

Amigo Não se Compra: http://www.amigonaosecompra.com.br/

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se