Natal de pequenas ações e grandes resultados

28/11/2016 01:20

O Natal é uma época especial, principalmente para crianças que acreditam na “Magia do Natal”. Muitas delas passam dificuldades e precisam de uma mão amiga e de um abraço. Não é à toa que o espírito natalino tem tudo a ver com voluntariado.

Selecionamos algumas ações que começaram pequenas e cresceram, ajudando crianças por todo o país. Entre elas, você poderá conhecer iniciativas desenvolvidas por voluntários do Bradesco. E, quem sabe, se inspirar para fazer o mesmo wink

 

Natal Solidário nos Correios

Você já ouviu falar no “Papai Noel dos Correios"? Criada em 1989 pelos próprios colaboradores da empresa, a campanha tornou-se uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil, envolvendo também a participação de outras pessoas. O objetivo principal é responder crianças que escrevem ao Papai Noel e atendê-las dentro do que for possível. A campanha é realizada há 27 anos e nos últimos três anos, em todo o país, foram recebidos mais de 2,8 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, 1,9 milhão atendiam aos critérios da campanha e mais de 80% foram adotadas, o que equivale a 1,5 milhão de cartas. Existem hoje 1.322 pontos de adoção e a ação já é desenvolvida em todas as diretorias regionais dos Correios, incentivando tanto a escrita das crianças quanto a solidariedade.

Nos estados a iniciativa poderá ter datas diferentes, informe-se sobre os prazos e locais para adoção de cartas no blog dos correios.

  

Como se tornar um padrinho?

Compareça às unidades dos Correios listadas como postos de adoção* para selecionar uma ou mais cartas. Depois, basta levar o presente a um ponto de recebimento indicado pelos Correios e a entrega ficará por conta deles. Viu como é simples realizar um desejo de Natal? 

*A relação completa de postos de adoção está disponível no blog dos Correios.
 

 

Inspire-se com ações divulgadas no Portal Voluntários Bradesco

Voluntária desde 2008, Ana Cláudia Mendes Moreira lidera a equipe “DSC/RJ Ninguém é tão bom quanto todos nós juntos”  para fazer a alegria das crianças do Projeto Natal Feliz, no Rio de Janeiro. O projeto foi criado pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, na comunidade do Jacarezinho, para beneficiar cerca de sessenta famílias.

Ana ressaltou sobre o que o voluntário pode fazer para transformar o mundo em um lugar melhor: "Que não participe apenas com doação, mas montando a equipe, indo a comunidade ou a instituição que será auxiliada, porque só assim você vai entender o prazer que dá ajudar ao próximo, e que saímos dessas ações não como meros voluntários e sim como seres humanos melhores, e que recebemos muito mais do que doamos".

Além de ajudar na realização das festas e na arrecadação de cestas básicas, roupas, calçados e presentes, os voluntários também auxiliam na divulgação do projeto e no cadastramento dos beneficiados.

Este ano a equipe está realizando uma outra ação do Projeto "Um sonho de Natal" realizado pelo CIEP Antônio Candeias, em Coelho Neto RJ.

Confira como foi a ação realizada no ano passado, clique aqui.

 

Mão amiga para quem precisa

Tais de Mello Posada Rodriguez, de São Paulo, criou a ação Kit de Natal para crianças, na qual prepara kits com livros, materiais escolares, guloseimas e outros itens. Segundo ela, "são coisas simples, mas que fazem os olhos brilharem". Voluntária desde 2014, ela também faz doação de roupas, calçados e alimentos, tentando todo ano fazer algo diferente. A entrega dos Kits é realizada em semáforos da cidade de São Paulo para crianças em situação de rua.

Tais que ingressou no Banco em 2008 comentou sobre a importância do trabalho voluntário. "O que acho mais importante  é alimentar o amor ao próximo entre nós. Fazer o bem sem esperar nada em troca, tentar, mesmo que por um pequeno período, alegrar e melhorar um pouco a vida das pessoas. Deixamos de olhar pessoas caídas nas ruas ou acabamos achando normal, não dá para ser assim".

Além disso ela compartilhou conosco algumas dicas de como organizar uma ação semelhante e da alegria de poder realizar esta ação: "O kit é algo que pode ser realizado em qualquer parte do país. O custo não é alto, podem acumular ao longo do ano os materiais e montar para o Natal ou até mesmo em outras épocas, como o dia das crianças por exemplo. Que os voluntários sintam o que eu sinto quando uma criança recebe uma atenção, isso vale mais para eles do que o presente. Alguém notou a existência dela…creio que isso seja o que motiva alguém a realizar ações", ressaltou Tais.

 

Notaram como fazer o bem não custa muito? É o melhor investimento de tempo que você pode fazer. Se ficou inspirado com estes exemplos, não perca mais tempo para colocar a  mão na massa! Separamos três dicas para te ajudar a organizar sua ação de Natal:

 

1)    Não tenha medo de começar

Sabemos que planejar uma ação nem sempre é fácil. Determinação e persistência são fatores fundamentais para o sucesso. Não desanime se você não conseguir o apoio de muitos voluntários. Ou mesmo estiver correndo contra o tempo... O importante é ajudar! E, com certeza, o resultado vai valer a pena. 


2)    Verifique como pode ajudar

Ao planejar sua ação, visite ou ligue para ONGS, hospitais, asilos, centros de saúde pública, orfanatos, entre outros locais, para verificar como pode ser útil, seja oferecendo serviços ou bens materiais. Como muitas organizações acabam recebendo um bom volume de doações nesta época do ano, talvez a melhor forma de ajudar seja disponibilizando o seu tempo e talento para serviços no local :)


3)    Faça o bem sem olhar a quem

Não importa a cor, a nacionalidade, a religião, as escolhas pessoais do outro, principalmente, quando se trata de ajudar. Apesar de crianças e idosos serem a escolha mais óbvia nesta época do ano, tente beneficiar também outros públicos. Abrigos de animais, por exemplo, sofrem uma baixa nesta época, então, que tal lembrar dos amiguinhos de quatro patas?


Ainda há tempo de fazer algo neste Natal! Depois, venha contar o que você fez, publicando sua ação aqui no Portal.

 

Feliz Natal Solidário!!

 

 

Blog dos Correios: https://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios/

Página no Facebook da ação: Ninguém é Tão Bom Quanto Todos Nós Juntos 
https://www.facebook.com/Bonsjuntos,

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se