Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): saiba mais e confira ideias de como colaborar com cada um deles

27/06/2017 16:44

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015. Dentro dos 17 objetivos está a Agenda 2030, formada por 169 metas que devem ser atingidas globalmente até 2030. 

Confira abaixo o vídeo feito pela ONU Brasil, que explica de maneira didática a importância dos ODS:

Os ODS foram construídos em um processo de negociação mundial, que teve início em 2013 e contou com a participação do Brasil em suas discussões e definições a respeito desta agenda. Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais:

  • Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.
  • Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.
  • Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.
  • Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS.

A imagem abaixo apresenta os 17 ODS:

Mas... e eu com isso?

Todos as nossas ações impactam o planeta em que vivemos, seja positiva ou negativamente. Se queremos construir um mundo melhor, mais sustentável e mais justo, todos nós devemos ter um papel ativo nessa construção, repensando nossos hábitos e promovendo ações que beneficiem o planeta e as pessoas à nossa volta. A Agenda 2030 é um acordo entre países, mas que não pode ficar restrita apenas aos governos. Empresas, organizações sociais e indivíduos são essenciais para que as metas sejam atingidas dentro do tempo estipulado. Nós, como cidadãos brasileiros, temos a responsabilidade de fazer com que o Brasil cumpra seu papel na agenda, sendo um exemplo para outros países na construção de um mundo melhor e uma sociedade mais justa.

Como?

Abaixo separamos alguns exemplos de ações simples, alinhadas às metas dos ODS, que você pode promover com seus colegas e amigos ou se envolver em projetos existentes.

Campanhas do agasalho, construção de moradias de emergência, participação em projetos "adote uma criança" com ajuda e acompanhamento mensal, participação em mutirões de melhorias básicas em comunidades.

Oferecimento de refeições a pessoas em situação de rua, arrecadação de alimentos não perecíveis, oficinas de aproveitamento integral dos alimentos na comunidade, entrega de cestas básicas, campanhas de conscientização sobre desperdício, construção de hortas comunitárias.

Mutirões de saúde para a comunidade com especialistas, caminhadas e corridas em grupo, gincanas com as crianças, palestras e oficinas sobre prevenção de diversas doenças, campanhas de doação de sangue e medula óssea, práticas coletivas de exercício ao ar livre.

Arrecadação de material e uniforme escolar, oferecimento de cursos e conhecimento técnico, formação e/ou participação como voluntário em cursinhos comunitários, aulas gratuitas de reforço escolar, engajamento em campanhas "adote um aluno" com ajuda e acompanhamento mensal, oferecimento de cursos para professores da rede pública, arrecadação de livros, contação de histórias e outras atividades educativas lúdicas.

Campanhas de conscientização e estímulo à denúncia de violência doméstica, apoio e voluntariado em projetos para mulheres, oferecimento de cursos de artesanato e possíveis fontes de renda, oficinas e palestras sobre saúde da mulher, bazar na empresa com a venda de produtos de mulheres da comunidade, promoção de aulas de defesa pessoal para mulheres, criação e/ou estímulo a creches comunitárias.

Arrecadação e envio de água potável para vítimas de catástrofes naturais, arrecadação de recursos para projetos comunitários, participação em mutirões de melhorias em favelas, criar redes que permitam levar soluções de baixa tecnologia para comunidades que precisem. 

Campanhas internas e externas sobre uso consciente de energia, apoiar projetos de pesquisa sobre energia limpa, participar de projetos de implementação de tecnologias báscias em comunidades (como o Litros de Luz).

Palestras e oficinas sobre educação financeira, aulas sobre conceitos básicos de empreendedorismo, feiras e bazares com artesãos e pequenos produtores, promoção de cursos que gerem possíveis fontes de renda, palestras sobre direito do trabalhador.

Apoio e divulgação do financiamento coletivo de projetos inovadores, doação de computadores e outras tecnologias a projetos sociais.

Capacitação técnica e oferecimento de oportunidades a refugiados, apoio a projetos de educação inclusiva, orientação profissional a jovens de baixa renda.

Mutirões de limpeza e melhoria de praças, praias e outros espaços públicos, construção de horta comunitária, implementação de coleta seletiva na empresa e espaços da comunidade.

Promoção de bazares de troca de roupas e brinquedos, palestras sobre consumo consciente, campanha de substituição do copo plástico por canecas, oficinas de aproveitamento de materiais recicláveis. 

Campanhas e atividades sobre uso consciente de energia, implementação de coleta seletiva, exibição de filmes sobre aquecimento global, teatro para as crianças sobre a importância de cuidar do planeta, gincana sobre reciclagem.

Passeio com crianças à nascente e/ou ao rio da cidade, mutirão de limpeza de praias, campanha para a redução do consumo de plástico.

Promoção de trilha ecológica, plantação e/ou distribuição de mudas, implementação de horta comunitária, oficinas de permacultura e jardinagem.

Promover assessoria jurídica gratuita a organizações sociais e pessoas de baixa renda, campanhas para paz no trânsito, oficinas de comunicação não violenta, promoção de esportes com crianças e jovens de baixa renda, palestras e atividades sobre ética no cotidiano.

Apoiar e divulgar projetos de financiamento coletivo de causas importantes, auxiliar na construção de redes entre empresas e organizações sociais, envolver-se na construção de políticas públicas mais justas, acompanhando e participando dos espaços de discussão.

 

Viu só? Cada um de nós pode contribuir de muitas formas para o atingimento dos ODS. Escolha a sua forma de ajudar e bom trabalho! wink

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se