Captação de recursos: como fazer seu projeto acontecer

11/10/2017 16:39

Você tem ideia de um projeto social ou uma ação voluntária super bacana, mas não sabe como colocar em prática?

Primeiro, você precisa de um bom planejamento. Planejar é definir as etapas necessárias para se chegar a um objetivo e contribui para criar um caminho, um direcionamento para os envolvidos.

Mas, como fazer um bom planejamento?

Seguem algumas dicas adaptadas do Project Builder:

  • Procure uma metodologia que possa te ajudar a planejar: metodologias como Canvas, Marco Lógico ou 5W2H podem te ajudar nas etapas de planejamento. Por serem metodologias conhecidas, você encontra bastante material sobre elas na internet e até passo a passo de como aplicá-las. Elas permitem que você estabeleça e enxergue facilmente os objetivos de seu projeto ou ação, as etapas de execução, recursos envolvidos, entre outras informações essenciais.
  • Lembre-se que o planejamento de seu projeto é sua "vitrine": ao procurar apoio financeiro, parcerias e voluntários para seu projeto ou ação você precisa comunicar bem sua ideia e ter um bom planejamento vai facilitar muito esse processo. Ao procurar as pessoas, é o plano do projeto que vai estimular o investimento de tempo ou recursos na sua ideia. Assim, cabe a você a criação de um planejamento claro, conciso e convincente.
  • Divida seu planejamento em fases: para facilitar a compreensão do seu projeto, divida seu planejamento em fases, criando pequenos entregáveis ao longo do tempo. Além de tornar o seu trabalho mais fácil, as pessoas conseguem vislumbrar com maior clareza aonde você pretende chegar. Outra questão que fica mais visível com a segmentação por fases é o papel de cada membro da equipe, os cronogramas e as responsabilidades.
  • Faça o levantamento dos recursos necessários: o projeto ou ação terá custos financeiros? Quais? Precisa de recursos materiais? Quantos voluntários são necessário para que aconteça? Tenha claro os custos de seu projeto e os recursos necessários para que você possa, num segundo momento, correr atrás disso e fazer acontecer.
  • Foque no necessário: um bom planejamento precisa ser claro e objetivo, não se preocupe com a extensão. Quanto mais conciso for o seu planejamento, menor a possibilidade de falhas de interpretação. Uma medida que pode ser adotada é detalhar cada fase do planejamento de acordo com a sua execução, poupando as pessoas de ler extensas descrições sem necessidade.
  • Tenha um cronograma de execução: o cronograma serve para que os prazos fiquem claros e para confirmar se o que foi planejado está sendo cumprido. Além disso, permite que os envolvidos tenham mais clareza das suas responsabilidades e o prazo para cumprí-las. 

 

Ok, tenho o projeto planejado. Mas como captar recursos?

Confira algumas ideias criativas para a captação de recursos:

1) Crowdfunding

Nada mais é do que um financiamento coletivo. Ele pode te ajudar a trazer o dinheiro necessário, além de gerar banco de dados dos apoiadores e marketing digital gratuito. Você conta a sua ideia (pode usar texto, vídeo, fotos, etc) e as pessoas que gostarem podem fazer contribuições em dinheiro de diferentes valores. Dependendo da plataforma escolhida, você ainda pode oferecer recompensas para os apoiadores segundo o montante dado. No Brasil já são inúmeras plataformas online que permitem esse tipo de campanha. Clique aqui e vejas quais são, além das particularidades de cada uma, e escolha a que mais se adequa ao seu objetivo. 

2) Bazar

Roupas, calçados, acessórios, utilidades, itens de decoração... sabe aquilo que está em bom estado, mas que está parado na sua casa? Junte tudo e peça para que seus amigos e colegas façam o mesmo. Com as peças, promova um bazar bem legal estabelecendo um preço justo para cada item. Não esqueça de divulgar bastante e principalmente, comunicar que toda a renda arrecadada com as vendas será revertida para seu projeto ou ação. Ou seja, as pessoas adquirem um novo item e ainda ajudam uma boa causa.

3) Rifa

Invista num item bacana ou então apresente sua ideia e consiga uma doação. Depois, compre numa papelaria cartelas de rifa e comece a divulgar e vender os números para seus colegas e amigos. Estabeleça um valor para a rifa que faça sentido para o item rifado. Mais uma vez, a comunicação é a alma do negócio e apontar a ideia por trás, de financiar um projeto social ou uma ação voluntária, faz toda a diferença.

4) Venda de comida

Bolos, salgados, lanchinhos... se você tem habilidade na cozinha ou conhece alguém que tenha e tope ajudar, produza algumas coisas para vender para seus amigos e colegas ou até no seu bairro. Estabeleça um preço justo, mas que dê lucro para continuar as vendas e reverta o excedente para financiar seu projeto.

5) Festa/jantar beneficente

Organize um jantar ou uma festa beneficente e venda os convites. Para abater os custos e ter um lucro maior, procure fazer parcerias com mercados e padarias da sua região ou através da doação de alimentos e itens por parte dos colegas. 

6) Caixinha solidária

Aqui segue uma lógica parecida com o crowdfunding, mas sem ser virtual. Deixe uma caixinha visível na sua mesa ou em algum comércio do seu bairro explicando brevemente a ideia do seu projeto ou da sua ação e peça para que as pessoas depositem aquele troco que sobra para colaborar com a causa.

7) Show de talentos

Organize um show de talentos com seus amigos. Cantar, dançar, atuar, recitar um poema, contar piadas, tocar um instrumento, demonstrar uma arte marcial... vale tudo! Cobre um valor simbólico pelo ingresso, mas que ajude em seu financiamento, ou um item que será útil para a realização da sua ação, como 1kg de alimento não perecível.

8) Venda de materiais recicláveis

Comece entre seus colegas e familiares uma campanha para arrecadação de materiais recicláveis: latinha de alumínio, garrafa pet, papel... procure um local próximo a você que compre esse tipo de material. Além de ajudar o meio ambiente, você conseguirá recursos financeiros para colocar sua ideia em prática.

9) Leilão

Procure parcerias para conseguir algum item que possa ser de interesse de muitas pessoas: camisa de time autografado, um disco autografado, um quadro... promova um leilão fixando um valor inicial justo para cada item. Divulgue bastante para seus amigos e colegas participarem e lembre-os de que estão ajudando a uma boa causa.

10) Corrida/caminhada/treinos esportivos

Organize uma corrida e/ou caminhada no parque com amigos e colegas. Pode ser uma aula especial de prática esportiva, como crossfit. Faça uma parceria com academias da sua região ou então, consiga um educador físico voluntário. Não precisa ser um grande evento, é mais uma brincadeira que tem uma causa nobre por trás. Para participar, cobre um valor simbólico dos participantes ou aproveite para arrecadar itens para sua ação.

 

Exemplos dos colegas

A equipe "Amigos da 3° Idade" de Osasco, que participou do Voluntários Mais 2015, promoveu uma rifa de uma camisa original do Palmeiras assinada pelos principais jogadores​, além disso leiloou algumas bebidas conseguidas através de doações. Os recursos foram utilizados para a reforma e limpeza do espaço do bazar no Lar Bussocaba. Foram arrecadados R$1.689,60​ entre todas as ações realizadas pelo grupo que também incluiu a venda de doces.

 

Colaboradores da agência 0941 - Av. Tiradentes em Londrina / PR realizaram por diversas vezes "pizzadas" para arrecadar recursos para o Nuselon - Núcleo Social Evangélico de Londrina, que atende crianças da região. Durante a campanha, os funcionários fizeram as massas e venderam as pizzas. O montante arrecadado contribuiu para refazer três unidades do Nuselon, que ficam próximas à agência, localizada no bairro de Jardim Shangrilá, na zona oeste da cidade. Em um sistema de mutirão os voluntários construíram um abrigo dos resíduos gerados pela cozinha, exigido pela Vigilância Sanitária, em uma das unidades. A voluntária Ana Paula Furlan, que faz parte do grupo, é responsável pro organizar a cadastrar no Portal diversas atividades nesse sentido, como pizzadas, macarronadas e jantares beneficentes.

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se