5 bons motivos para você ser voluntário em 2018!

26/01/2018 09:38

Um novo ano começou e com ele, muitos planos e expectativas. Separamos abaixo 5 motivos especiais para você incluir o trabalho voluntário nesses planos e ter um ano ainda mais surpreendente.

1) O voluntariado melhora a saúde física e mental

Um estudo médico do Reino Unido, publicado pela revista “BMC Public Health”, apontou que voluntários possuem um índice de mortalidade 20% menor se comparado aos não voluntários. Ainda segundo o estudo, quem pratica trabalho voluntário também têm menos índices de depressão, maior satisfação com a vida e bem-estar.

Já outra pesquisa da Universidade de Harvardpublicada em 2015, e feita com cerca de sete mil pessoas com mais de 50 anos nos EUA, mostra que voluntários são mais preocupados com a própria saúde e, portanto, fazem mais exames preventivos. As voluntárias, por exemplo, são 53% mais propensas a fazer mamografia do que não-voluntárias. Além disso, quando adoecem, voluntários em geral passam 38% menos tempo em hospitais que o resto da população.

Os cientistas de Harvard não sabem precisar a causa desses números, mas levantam hipóteses interessantes: o voluntariado diminui o estresse, o que melhora as condições de vida de quem o faz; ao se expor a diferentes pessoas, com diferentes problemas, cresce a consciência da necessidade de se cuidar; surge um objetivo de vida maior, o que aumenta a sensação de bem-estar.

2) O voluntariado permite maior integração com seus colegas

Ao se inscrever para um atividade voluntária proposta pela empresa, você terá a oportunidade de conhecer outros colegas e até mesmo se aproximar de quem você já conhece. Normalmente as atividades são realizadas num ambiente externo à empresa, o que permite um clima maior de descontração e flexibilidade. Esses momentos podem te garantir amizades, networking e um clima de trabalho cada vez mais agradável.

3) Ser voluntário contribui para o crescimento pessoal

Uma ação voluntária é uma boa oportunidade de conhecer pessoas e realidades que talvez você nunca teria tido contato, não fosse pelo voluntariado. Essas novas experiências, além de possibilitarem novas amizades, permitem a troca entre pessoas diferentes, o que beneficia o crescimento como ser humano ao gerarem conhecimento, reflexão e empatia. 

4) O voluntariado permite desenvolver competências e habilidades

Como o nome já diz, o trabalho voluntário é sim um trabalho. Portanto, exige competências e habilidades requeridas em qualquer atividade profissional: organização, liderança, comunicação, trabalho em equipe, engajamento, negociação, etc. Por ser feito em ambientes mais descontraídos e com maior flexibilidade, o voluntariado permite que as pessoas desenvolvam essas competências de uma forma mais leve e prazerosa, sem a cobrança normalmente requerida no trabalho formal. 

Não é à toa que recrutadores e gestores de muitas empresas têm considerado o voluntariado como diferencial na hora de escolher um candidato a uma vaga de emprego ou promoção. Segundo pesquisa da Deloitte (USA) de 2016, 82% dos gestores se sentem mais inclinados a escolher candidatos com experiência em voluntariado, 92% dos gestores concordam que o voluntariado melhora habilidades de liderança e 80% dos gestores acreditam que voluntários ativos se movem mais rapidamente para cargos de liderança. 

5) Ser voluntário te proporciona novos papeis e atividades

Participar de atividades voluntárias pode te garantir aprender novas atividades. Se você trabalha no escritório na frente do computador o dia todo, por exemplo, pode sair totalmente da sua zona de conforto e aprender sobre jardinagem ao construir a horta de uma escola. Pintar parede, cozinhar, montar um móvel, encenar uma peça de teatro, consertar um encanamento, contar histórias para crianças... o voluntariado, com a ajuda de seus colegas, pode te fazer exercer atividades que você não está acostumado e quem sabe até, nunca se imaginou fazendo. 

 

E aí? Tá convencido?

Ser voluntário é bom demais! Fique de olhos nas nossas ações e seja voluntário em 2018!

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se