Dia Mundial Sem Carro: dicas para deixar seu veículo na garagem

12/09/2018 11:18

Em 22 de setembro, o mundo celebra o Dia Sem Carro. A data foi promovida inicialmente por ONGs ambientalistas que queriam mostrar que é possível se deslocar em grandes cidades utilizando outros meios de transporte – sejam eles metrô, trem, bicicleta, patinete ou, simplesmente, uma caminhada.

Do início dos anos 2000, quando a iniciativa ganhou força, até agora, cada vez mais cidades aderem à campanha, que serve para chamar a atenção para a necessidade de diminuir os níveis de poluição e melhorar a qualidade do trânsito das metrópoles de todo o mundo.

Segundo o Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros, realizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Imea), os carros emitem 72,6% dos gases de efeito estufa do setor de transportes do município de São Paulo, mas levam apenas 30% das pessoas.

Outra conta, da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, mostra a importância de diminuir a quantidade de carros circulando diariamente: cada dólar investido em redução de emissões de gases poluentes resulta em nove dólares de economia em outras áreas, como meio ambiente, produtividade e consumo.

Os números mostram como é necessário buscar alternativas para se deslocar ao trabalho, deixando o carro na garagem sempre que possível.

Então, que tal você aproveitar o Dia Mundial Sem Carro para ajudar a termos um mundo mais limpo, com mais saúde e sem trânsito?

Aproveite a data e comece uma campanha no seu escritório ou junto a seus vizinhos. Vamos dar uma força, citando algumas possibilidades:

Carona com Colegas do Trabalho

No Dia Mundial Sem Carro não é necessário abandonar completamente o veículo. A intenção é mostrar que é possível diminuir a quantidade de rodas nas ruas. Junte-se aos colegas de trabalho que moram na mesma região – que façam parte de seu caminho até o escritório – e organizem-se em grupos de carona. Um grupo de chat resolve isso com facilidade. Combinem horário de saída, contribuições para gasolina e o motorista da vez. Vocês economizam na gasolina, ganham tempo e ainda batem um papo a caminho da firma!

Carona via Aplicativos

O pessoal do trabalho não pode fazer um grupo de carona solidária? Não tem problema. Você pode usar a tecnologia para deixar o veículo em casa. Há aplicativos que organizam os deslocamentos, como o Waze Carpool, do Google. O serviço de carona do app de trânsito foi ativado no Brasil recentemente e permite dividir os custos de viagem do motorista com os demais passageiros. Segundo a empresa, a ideia não é concorrer com aplicativos como Uber e 99 ou táxis, mas simplesmente ajudar a diminuir a quantidade de carros na rua e o preço do deslocamento. É possível, por exemplo, via filtros, oferecer ou aceitar carona somente de quem trabalha no mesmo prédio, na mesma rua etc. O Blablacar adota a mesma linha. 

Pedale Até o Trabalho

Se você morar perto do trabalho, dê uma chance à sua bicicleta. Segundo o aplicativo Moovit, os paulistanos percorrem, em média, 7,8 quilômetros de casa até o trabalho. Esta distância pode ser feita via bicicleta em cerca de 40 minutos, dependendo do relevo.

Algumas cidades até oferecem aluguel de bikes. A sua tem? Aproveite, em geral é bem barato!

Antes de subir no selim, porém, veja se a bike está em bom estado e compre alguns itens de segurança, como capacete. Em seguida, teste o trajeto durante o fim de semana, para ter certeza de que ele é seguro – prefira sempre ciclovias e ruas com menos movimento. O Movimento CONVIVA, da Bradesco Seguros, oferece uma série de dicas de segurança em seu site. Clique aqui e confira!

O blog Vá de Bike tem uma série de dicas para deixar o caminho até o trabalho mais divertido e seguro. Você como incentivador poderá traçar mapas bem legais em torno da sua empresa. A plataforma Bike Anjo também oferece recomendações de rotas, acompanhamento no trânsito e muito mais. Dá uma olhada e lembre-se: ao incentivar o uso de transportes alternativos você também diminui a pegada de gases poluentes e favorece a saúde dos colaboradores.

Use Transporte Público

Você também pode aproveitar o Dia Mundial Sem Carro como incentivo para começar a usar mais o transporte público para chegar ao trabalho. Deixe seu veículo na garagem e ande até o metrô ou ponto de ônibus ao menos alguns dias na semana. Você vai economizar dinheiro - e ajudar o meio ambiente!

E aí? Qual opção você prefere?

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se