Outubro Rosa: mês de luta contra o câncer de mama




Durante todo o mês de outubro, diversas campanhas visam conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama. O movimento, também conhecido como Outubro Rosa, alerta sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo.

No Brasil, as regiões sul e sudeste são as que possuem maiores taxa de incidências. Somente em 2012, foram relatados entre 50 e 90 casos, a cada 100 mil mulheres. E segundo o governo, apesar do aumento de 16% na quantidade de exames feitos, o país ainda precisa dobrar o número de mamografias entre mulheres de 50 a 69 anos para chegar a um índice considerado ideal pelo Ministério da Saúde.

Os novos hábitos das mulheres podem ser algumas das casas pelo o aumento no número de casos, informam os médicos. Os fatos de engravidar mais tarde, amamentar menos, ingerir mais bebida alcóolica e a maior propensão à obesidade são alguns dos fatores que contribuem para que haja mais relatos da doença.

Apesar de todos os avanços no tratamento, o melhor remédio ainda continua sendo a prevenção. Uma alimentação balanceada, consumo reduzido de bebias alcóolicas e atividades físicas regulares são alguns dos fatores que ajudam a prevenir. O auto-exame também é essencial para que a mulher esteja sempre atenta a qualquer modificação em seu corpo. Mas, para uma prevenção segura, a mamografia é a medida mais adequada e obrigatória para todas as mulheres com mais de 40 anos.

Por isso, se você é mulher, dedique um dia rosa à prevenção. Se não é, incentive as mulheres que conhece. A todos, repliquem essa campanha. Para quem quiser acompanhar pelo facebook, é possível acessar a página do evento também.

Por que outubro?

O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama no mês de outubro. Em 1990, a Fundação Susan G. Komen distribuiu, na Corrida pela cura, laços rosas para todos participantes. A ação, que acontece até hoje em todo o país é também chamada de Pink October

Mobilização mundial

Na luta pela conscientização, diversas cidades vão iluminar prédios e pontos turísticos com a uma luz rosa, como é o caso do MASP em São Paulo e do Palácio do Planalto, em Brasília. Em Londres, o Palácio de Buckingham já está “Rosado”. Nova York e Tóquio também participam do movimento, iluminando o Em pire State Building e a Torre de Tóquio, respectivamente.