Maratona da solidariedade – Sonhos em ação

Página relacionada a: 1ª Maratona Social Voluntários Bradesco (2007)


Dizem que o importante é competir. No caso das equipes Dedicando um tempo à natureza, Corações Solidários e Tropa da Solidariedade o importante é ajudar. As equipes vencedoras da 1ª Maratona Social Voluntários Bradesco, realizada de outubro a dezembro de 2007 nas unidades administrativas da Nova Central e Santa Cecília, contam na entrevista o que ganharam com essa competição solidária. E não estamos falando de prêmios, mas sim de solidariedade, ajuda ao próximo e trabalho em equipe, colocando seus sonhos em ação!


Equipe Corações Solidários na premiação

Voluntários Bradesco – A Maratona Social é uma competição em que todos ganham. O que suas equipes ganharam, além do prêmio?

Corações Solidários -Ganhamos mais auto-estima e entendemos o significado de “ajudar ao próximo”.

Dedicando um tempo à natureza - Na realidade, nosso grande prêmio foi o de ter ajudado a entidade que escolhemos. Ela realiza um trabalho incrível de amparar crianças que são extraídas judicialmente do convívio dos seus pais em função de maus tratos. Além disso, tivemos o apoio de outras pessoas, amigos e parentes que se comoveram com a nossa causa e se prontificaram a nos ajudar.

Tropa da Solidariedade - Além do prêmio, todos ganharam alegria, experiência, aprendizado, desenvolvimento humanitário, melhora do auto-conhecimento, desenvolvimento de habilidades até então desconhecidas.

Voluntários Bradesco – Como é a experiência de ajudar alguém?

Corações Solidários - A experiência de ajudar é algo que fortalece o espírito da solidariedade, que não está restrito apenas ao nosso ambiente de trabalho ou à família, mas sim na sociedade em que estamos inseridos.


Equipe Dedicando um tempo à natureza

Dedicando um tempo à natureza - É uma experiência única que somente quem passa pode entender. É uma sensação de bem-estar e auto-estima ao saber que realizou alguma coisa para o próximo e que conseguiu trazer um pouco de cor e alegria àqueles que, muitas vezes, vivem uma vida em preto e branco.

Tropa da Solidariedade - É uma experiência gratificante. Só participando para saber, para sentir a sensação de bem-estar e de dever cumprido que o trabalho voluntário proporciona.

Voluntários Bradesco – Por que vocês resolveram se inscrever?

Corações Solidários - Porque seria um desafio e algo novo, fora do nosso dia-a-dia. Reunimos nossos objetivos dentro da própria equipe de trabalho.

Dedicando um tempo à natureza - Nossa pequena equipe alocada, trabalhando há alguns anos no prédio da Nova Central e constatando com tristeza o significativo aumento das crianças e adolescentes que vivem aos arredores da Agência, optou por dedicar este exercício de voluntariado às raízes deste problema. Definiu trabalhar com a Instituição/Abrigos que acolhem estes jovens, visando o restabelecimento social.


Voluntários da Tropa

Tropa da Solidariedade - Sempre tivemos vontade de fazer trabalho voluntário e, quando explicaram sobre a maratona em uma palestra, entramos em contato com algumas pessoas que achávamos que iam gostar do projeto e essas pessoas aceitaram o convite para formar a equipe.

Voluntários Bradesco – Todos que atuaram já eram voluntários?

Corações Solidários - Não, exceto dois integrantes e o líder. Os que não eram voluntários compraram a idéia devido ao grande grau de proatividade existente.

Dedicando um tempo à natureza - Nenhum de nós era voluntário, mas um ou outro tinha alguma experiência isolada no auxílio de entidades diversas. Quanto à mudança de idéia acho que foi espontâneo, pois acredito que a maior parte das pessoas já tem o dom de ajudar, porém isto precisa ser despertado. Assim o fizemos, apenas mostrando os benefícios deste trabalho.

Tropa da Solidariedade - A maioria não era voluntário, mas muitas pessoas querem ajudar, apenas falta um incentivo que foi dado ao explicarmos sobre maratona.

Voluntários Bradesco – Qual a importância da empresa incentivar uma competição solidária que desenvolve atividades que promovam a transformação social?


Integrantes da Equipe Corações Solidários

Corações Solidários - A importância de inserir ainda mais seu marketing, sua credibilidade e sua experiência na responsabilidade socioambiental.

Dedicando um tempo à natureza - As pessoas ficam inibidas em tentar divulgar suas idéias e descobrir outras pessoas que possuam alguma semelhante. Nesse caso, a participação da empresa é fundamental para a divulgação e conhecimento de todos, isto é, a disseminação destas idéias.

Tropa da Solidariedade - É gratificante para todos os colaboradores ver que a organização está preocupada com o futuro do país, com os problemas sociais e ambientais, com a qualidade de vida. Isto incentiva a refletir e ter atitudes para colaborar, tornando os funcionários mais conscientes.

Voluntários Bradesco – Cite qual foi a instituição beneficiada e o porquê da escolha.

Corações Solidários - A instituição é a Comunidade Educacional de Base Sítio Pinheirinho (CEBASP). A escolha foi devido a grande necessidade de voluntários permanentes e sua atuação com responsabilidade com as crianças que moram no abrigo.


Voluntários promovendo a coleta seletiva

Dedicando um tempo à natureza - A Entidade beneficiada foi a Casa Nossa Senhora do Bom Parto, composta de quatro casas (Dom Luciano, Coração de Maria, Edith Stein e Maria Maymard). A escolha foi feita a partir da sugestão de uma pessoa da própria equipe, que já conhecia o trabalho e dificuldades da Entidade. Logo percebemos que existia uma ligação com o objetivo da equipe, já que diariamente nos deparávamos com o significativo aumento das crianças e adolescentes que vivem aos arredores da Agência Nova Central.

Tropa da Solidariedade - Foi o Projeto de Incentivo a Vida (PIVI ) a instituição escolhida, pois um integrante da equipe colaborava financeiramente com a instituição, mas não conhecia a mesma. Fomos conhecer, gostamos e resolvemos realizar o trabalho.

Voluntários Bradesco – Quais as atividades fixas e extras desenvolvidas na instituição?


Passeio ao museu

Corações Solidários - A atividade fixa foi a horta comunitária e as atividades extras foram passeios programados, eventos e atividades de esportes.

Dedicando um tempo à natureza - Nossa missão era desenvolver ações sócio-educativas, relacionadas ao meio ambiente, com as crianças e adolescente acolhidas em abrigos especiais. Além disso, promover maior integração social com a participação da comunidade local. Realizamos várias atividades de conscientização sobre o tema, explorando o necessário equilíbrio entre os elementos da natureza (terra, água, ar e fogo) e o ser humano para um mundo completo. Como exemplo podemos citar: Tarefa em meio ambiente (plano de redução de consumo de água e energia, implantação de coleta seletiva e revitalização do jardim), Tarefa social ( atividades recreativas integradoras e passeios programados) e Tarefa extra (interação com a comunidade local para divulgação das instituições, buscando a conscientização e participação no processo de voluntariado)


Tropa da Solidariedade

Tropa da Solidariedade - Construímos 8 canteiros para horta orgânica (18 m²), levamos as crianças ao teatro, passamos uma tarde no Habib’s, fizemos um passeio no Pet Zôo (fazendinha onde receberam explicações sobre preservação do meio ambiente, coleta seletiva, contato com diversos animais), palestra sobre meio ambiente, reciclagem e formas de economizar água e energia elétrica, disponibilização de coletores para coleta seletiva, filme sobre a preservação dos animais com pipoca e suco e festa de encerramento para mais de 100 pessoas realizada na própria instituição.

Voluntários Bradesco – Quais as principais dificuldades encontradas e como foram superadas?

Corações Solidários - A principal dificuldade encontrada foi a busca de parcerias. Um exemplo foi com a implantação da coleta seletiva, conseguimos uma empresa que se prontificou regularmente a recolher os materiais secos para reciclagem, porém seu compromisso não foi cumprido e tivemos que interromper esse trabalho. Pretendemos retomar nessa próxima maratona
Logo da equipe
Dedicando um tempo à natureza

Dedicando um tempo à natureza - Nossa maior dificuldade foi financeira, porém desde o início nos mobilizamos na confecção de camisetas e bonés com o logo da nossa equipe “Dedicando um Tempo à Natureza, para um mundo completo" alt="" />”, o que nos proporcionou recursos para a realização das tarefas.

Tropa da Solidariedade - No início tivemos dificuldades, pois ninguém estava acostumado a trabalhar com crianças. Mas chegamos, conhecemos os funcionários (que nos ajudaram), conhecemos o jeitinho de cada uma das crianças e, quando percebemos, o trabalho já estava fluindo. Além disso, tivemos que administrar a disponibilidade de tempo e captar recursos para realizar algumas atividades, vendemos rifas e recebemos doações para arrecadar dinheiro, conseguimos doação dos coletores de lixo para coleta seletiva, peça de teatro gratuita, fizemos pesquisas para obter menor preço nos materiais. Foi necessária muita dedicação e jogo de cintura para conciliar as atividades com o convívio familiar, pois tivemos que comparecer à instituição em todos os finais de semana para conseguir concluir todas as atividades no prazo.

Voluntários Bradesco – Qual o número de beneficiados e de voluntários envolvidos na sua equipe?

Corações Solidários - Foram 150 beneficiados

– sendo 100 crianças e 50 adultos (colaboradores, educadores e comunidade) e 16 voluntários.

Dedicando um tempo à natureza - Foram beneficiadas aproximadamente 80 crianças (de 2 a 18 anos), nossa equipe foi formada inicialmente por 6 integrantes e conseguimos mobilizar diretamente mais de 30 pessoas, entre parentes, amigos e colegas de trabalho e indiretamente muitas outras pessoas que colaboraram na aquisição das camisetas/bonés e doações em geral.


Almoço com as crianças

Tropa da Solidariedade - A PIVI abriga crianças e adolescentes (0 a 17 anos) que foram abandonados ou que foram retiradas dos pais por maus tratos e atendem também crianças carentes que ficam na instituição durante o dia, inclusive nos finais semana, totalizando aproximadamente 70 crianças e adolescentes. Nossa equipe tinha 15 integrantes.

Voluntários Bradesco – Cite alguns voluntários que se destacaram e em quais áreas de atuação.

Corações Solidários - Podemos destacar o Arthur nas áreas de planejamento, organização, execução e controle. Além disso, o trabalho de Sílvia, Dagmar, Thaís, André, Anderson, Camila, Fernanda, Patrícia, Lidiane, Elita ,Letícia, Bernadete e Juliana nas áreas de parcerias e execução.


Camisas da Equipe
Dedicando um tempo à natureza

Dedicando um tempo à natureza - Acredito não ter havido o destaque de um ou outro voluntário individualmente, pois formávamos uma equipe na qual participávamos ativamente em todas as tarefas e sempre juntos.

Tropa da Solidariedade - Luciana, Fernando e Pedro no apoio, comprometimento e dedicação. Eles tiveram uma participação efetiva em todas as atividades realizadas, visitas e passeios. Douglas na organização e elaboração de todas as documentações, elaboração de cronogramas e participação com idéias e pesquisas. Thiago dando apoio e motivação para montar a equipe, além da participação na maioria das tarefas. Carlos e Emerson no esforço e empenho, principalmente na tarefa ambiental. A Priscila no interesse e disposição para auxiliar no que fosse necessário, mesmo estando no 7º mês de gravidez, participou de diversas tarefas. Um destaque para o Sr. Claudio, pai de uma das integrantes, que colaborou muito na construção na horta como voluntário.

Voluntários Bradesco – O que uma equipe precisa ter para funcionar bem?

Corações Solidários - Espírito voluntário e proatividade
Voluntários da Tropa
com as mãos na horta" alt="" />

Tropa da Solidariedade - Acredito que, para equipe funcionar bem, todos tem que estar envolvidos, motivados, acreditar que podem fazer a diferença para construção de um futuro melhor, tem que ter vontade e comprometimento.

Voluntários Bradesco – Você acredita que a Maratona Social melhora o clima no ambiente de trabalho e as relações entre os funcionários?

Corações Solidários - Além de tornar o ambiente de trabalho melhor, fortalece ainda mais o relacionamento interpessoal.

Dedicando um tempo à natureza - Com certeza! A interação nesse trabalho é grande e você acaba conhecendo o lado humano e solidário de cada um, o que muitas vezes não acontece no tumultuado dia-a-dia de trabalho.


Voluntários da Tropa

Tropa da Solidariedade - Acreditamos que a maratona faz com que os funcionários se conheçam melhor, estreita os laços de amizade.

Voluntários Bradesco – O Portal Voluntários Bradesco ajudou nas ações da sua equipe?

Corações Solidários - Sim, porém não foi nosso principal meio de comunicação.

Dedicando um tempo à natureza - Sim, ajudou bastante na divulgação de nosso trabalho.

Tropa da Solidariedade - O Portal é muito importante para comunicação do grupo, mantendo todos cientes dos status das atividades, assim como para compartilhar as idéias.

Voluntários Bradesco – Estamos agora na 2ª edição da Maratona Social, o que mudou em relação à primeira?

Corações Solidários - Nessa 2ª Maratona nossas idéias mudaram e sentimos melhorias no planejamento, mas podemos melhorar ainda mais para atingir mais crianças e novas comunidades.


Voluntários da natureza em ação!

Dedicando um tempo à natureza - Considerando que a primeira foi um piloto, acredito que nesta 2ª fase, tenhamos contribuído fortemente no incentivo de um número maior de pessoas a se dispor ao voluntariado.

Tropa da Solidariedade - Na 2ª maratona teremos mais tempo para realizar as atividades, aumentou o número de integrantes da equipe, agora são 25 participantes.




“Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”

Raul Seixas