3ª Maratona Social Voluntários Bradesco - Entrevista com equipes

Página relacionada a: 3ª Maratona Social Voluntários Bradesco (2009)


A 3ª Maratona Social Voluntários Bradesco mobilizou 358 funcionários do Grupo Bradesco Seguros e Previdência de SP e RJ e agências de SP. Foram mais de 1.900 pessoas beneficiadas em 22 Instituições. Conheça algumas equipes vencedoras e como foi o desafio de participar desta Maratona.


Voluntários Bradesco – De que forma aconteceu a organização e o planejamento da equipe para a 3ª Maratona Social Voluntários Bradesco?


Equipe Felicidade em Boa Cia.

FELICIDADE EM BOA CIA: Reunimos um pequeno grupo de pessoas que já demonstravam interesse em participar de atividades voluntárias. Conseguimos mais alguns funcionários e optamos por duas equipes com aproximadamente 18 participantes. Formamos as equipes dividindo por região. A equipe Amigos Solidários é composta, em sua maioria, por funcionários que residem nas imediações de Osasco. Nossa equipe, por possuir carro e facilidade de acesso de metrô, tem integrantes da Zona Oeste e Leste predominantemente e optou pela Instituição da Zona Sul. Definidos os grupos, nos familiarizamos com o manual da Maratona e com as diretrizes pré-estabelecidas. Recebemos também esclarecimentos sobre ser voluntário, todos os aspectos envolvidos e posição da Organização.

DOE VIDA: A partir do conhecimento de pessoas que possuíam o mesmo propósito de vida, que é praticar a caridade aos necessitados, e do levantamento efetuado junto à instituição dos pontos de maior necessidade.

Amigos Solidários: Quando fiquei sabendo que as Equipes deveriam ser montadas a partir de 10 e até 20 integrantes, lembrei que no próprio departamento onde trabalho (contabilidade-BVP) existia pelo menos 10 pessoas que já participavam das ações voluntárias que ocorriam na organização esporadicamente. Então perguntei para todos se concordavam em montar uma equipe do nosso departamento e concordaram.


Equipe Emmanuel

Algumas pessoas perceberam a movimentação e o entusiasmo dos integrantes e quiseram unir-se a nós, sendo então a primeira vez que participavam de trabalhos voluntários da Organização. Tivemos também a participação de um funcionário do Varejo e, quando estávamos praticamente com a nossa equipe formada, fomos informados que cinco funcionários da Capitalização queriam participar e não tinham a quantidade necessária para a formação de outra equipe. Recebemos todos em nossa Equipe e a fechamos com 20 integrantes.

EMMANUEL: O Grupo de voluntários Emmanuel faz trabalho voluntário há 4 anos, assim não foi muito difícil organizar a equipe.


Voluntários Bradesco – Qual foi a instituição beneficiada e o como foi a escolha?

FELICIDADE EM BOA CIA: Escolhemos o Movimento de Assistência aos Encarcerados do Estado de São Paulo (MAESP),q ue é uma entidade Civil assistencial, de orientação cristã, sem fins econômicos e de defesa dos direitos sociais. Dois voluntários da equipe conheciam a Instituição, sabiam das necessidades e que nossa contribuição poderia ser muito significativa.


Equipe Doe Vida

DOE VIDA: Optamos pelaassociação de doentes e transplantados hepáticos do estado do Rio de Janeiro (DHOE fígado). Tudo começou em 2004, quando minha afilhada)teve o diagnóstico de câncer de fígado com apenas 1 ano de idade. Foi um grande sofrimento, tanto pelo desconhecimento sobre o assunto como pelo sentimento de perda, que foi amenizado pela solidariedade dos familiares e amigos (alguns da nossa equipe) . Após todo o tratamento doloroso de quimioterapia, fomos encaminhados para o Hospital Geral de Bonsucesso, único hospital que realiza transplante hepático em crianças com menos de 10 kg no estado do Rio de Janeiro. Após avaliação da equipe médica recebemos apoio de todos da equipe de transplante hepático (verdadeiros representantes de deus) e dos integrantes da DOHE fígado (todos transplantados). Conhecemos outras famílias com a mesma dor e, principalmente, com carência social.

Amigos Solidários: Tínhamos três opções de entidades, todas muito necessitadas, mas por meio de votação entre os integrantes da equipe optamos pelo CEI JAGUARÉ (Centro Educacional Infantil). A instituição foi escolhida por ser mais viável para todos os integrantes, tanto pela localização quanto pela idade das crianças (06 meses até 4 anos de idade). Assim seria possível realizar nosso trabalho agradavelmente, uma vez que as outras entidades exigiriam conhecimentos e adequações que não tínhamos naquele momento.

EMMANUEL: A instituição beneficiada foi a AMAR, que fica em Sta Cruz da Serra. Havíamos feito uma visita à instituição em dezembro de 2008 e detectamos muitos problemas. Logo após esta visita, a própria organização nos deu a possibilidade de ajudá-los de forma diferente do nosso trabalho com a Maratona Voluntários Bradesco.


Voluntários Bradesco – Como as atividades realizadas contribuíram para transformação da instituição? Cite as principais atividades.


Equipe Felicidade em Boa Cia.

FELICIDADE EM BOA CIA:

1) A integração a sociedade através do passeio programado. O objetivo era valorização humana, resgatando o convívio com a sociedade e aceitação deles como parte integrante. Nossas ações contemplaram a diversão e a distração com objetivo de amenizar a carência emocional e a contribuição para a formação de futuros cidadãos dignos e respeitados.

2) Educação ambiental: implantação da coleta seletiva. A falta de conhecimento e prática sustentável gerou desorganização na armazenagem dos materiais recicláveis doados pela comunidade local. Mobilizamos uma força-tarefa para limpeza e organização. Providenciamos palestras sobre reciclagem e exibimos filme que mostravam os prejuízos ao nosso planeta se abandonarmos práticas simples e importantes. As crianças, adolescentes e funcionários compreenderam a mensagem e contribuirão para a melhoria do meio ambiente.

3) A revitalização do local de Integração social realizada na brinquedoteca. Foi significativa a melhora e adequação do local para integração social, estimulando as crianças e adolescentes para aprendizado. O ambiente contribuirá para o desenvolvimento das habilidades e potenciais de forma divertida e criativa.

DOE VIDA: A atividade social foi a revitalização da sala de atendimento social da DOHE fígado no Hospital e a atividade extra foi a humanização das enfermarias pediátricas e dos ambulatórios pediátrico e de adulto, a criação de uma brinquedoteca nos padrões definidos pelo Ministério da Saúde e Educação.


Equipe Amigos Solidários

Amigos Solidários: Após a realização das atividades, a instituição recebeu espaços anteriormente não utilizados ou despercebidos por muitos que ali passam seus dias. Com a entrega destes espaços os colaboradores e a comunidade perceberam que a instituição passou a ser mais bem aproveitada para as atividades educacionais e lúdicas.

Com a atividade social fizemos a revitalização do solário que, além de ficar bonito e seguro, auxilia no desenvolvimento motor das crianças. E a revitalização da Brinquedoteca contou com a limpeza, a pintura e a instalação de cortina, suporte para TV e vídeo, decoração do ambiente com cantigas de roda, E.V.A no chão e pufs feitos pelos integrantes da equipe com pneus reciclados. Portanto, as revitalizações deixaram os espaços mais confortáveis e atrativos, beneficiando tanto as crianças quanto os professores.

A atividade ambiental que realizamos foi a construção de uma horta. Antes de qualquer plantação foi realizada a limpeza do local, a escolha de vitaminas, dos adubos necessários e a colocação de uma cerca para a delimitação do local. Após esses cuidados fizemos uma relação dos alimentos que iríamos plantar, pensando sempre na utilização no aprendizado das crianças e em seu aproveitamento nas merendas. Planejamos obter a ajuda das crianças no momento da plantação e elas ficaram maravilhadas em ter contato com a terra e com os vegetais.

Para a comunidade entender o motivo da realização da horta na creche realizamos uma palestra explicando a importância das verduras, dos legumes e das frutas na alimentação de seus filhos. Confeccionamos e distribuímos panfletos com os passos de como montar uma horta e a importância de consumirmos alimentos naturais.

Realizamos algumas atividades extras como: revitalização dos jardins, criação de um jardim suspenso, confecção de livrinhos e de uma casinha feita com caixas de leite. Falamos também sobre reciclagem e sua importância, por meio de palestras e panfletos oferecidos pela Prefeitura de São Paulo. Também compramos lixeiras para a separação dos lixos.

EMMANUEL: Tivemos muitas atividades que mudaram a realidade da instituição. Reformamos toda fachada e o refeitório. Criamos salas de vídeo, brinquedoteca, sala de estudo e etc.


Voluntários Bradesco – Quais as principais dificuldades encontradas e como foram superadas?


Equipe Felicidade em Boa Cia. com crianças do MAESP

FELICIDADE EM BOA CIA: Tivemos dificuldades em relação à integração do grupo. Havia conflito de interesses e poucas sugestões, conseqüentemente falta de empenho. Após a 1ª visita à instituição e contato com os menores, compreendemos nossa missão e que pessoas estavam envolvidas. Não era brincadeira, o assunto era sério e merecia todo nosso empenho! A contribuição de cada um, pouco ou muito, representaria os passos para a transformação da instituição.

DOE VIDA: Sucessivas respostas negativas aos pedidos de doação, deslocamento de leitos, liberação do acesso às enfermarias por parte da administração do Hospital, deslocamento dos voluntários para o local e a perda de vidas durante a realização da tarefa.

Cada voluntário doou parte do seu tempo para realização das tarefas com dedicação e a certeza do dever cumprido junto com o sorriso de cada criança. Quanto às perdas de duas crianças durante a nossa permanência na enfermaria, tivemos de manter a calma e transmitir equílibrio para a equipe de médicos e enfermeiros

Distribuímos as tarefas para que todos conseguissem acesso aos ambulatórios, conciliando datas e horários disponíveis no Hospital, para a realização das tarefas. Quanto à falta de luz, tínhamos que aguardar o término de um serviço específico do Hospital para iniciármos o nosso.

Outros problemas foram a falta de verba para fazer mais e a dificuldade de acesso com os materiais de montagem (porque a instituição escolhida fica dentro de um Hospital federal, com regras rígidas e muita burocracia). Sendo os maiores desafios a falta de verba e de tempo, optamos por fazer revezamento nos dias e horários disponíveis e a máxima economia nas compras.


Atividades da Equipe Amigos Solidários

Amigos Solidários: Para a execução da atividade social trabalhamos muito com pneus e tivemos grande dificuldade em conseguir a quantidade que precisávamos, para transportá-los e com o manuseio. Era necessário fazer furos para pendurá-los na parede e isso foi muito difícil. Com muita paciência, algumas dicas e a utilização da furadeira certa conseguimos resolver estes problemas.

No dia da finalização do solariun caiu muita chuva, então compramos uma lona para terminar a colocação dos pneus na parede. Como não tinha onde amarrar, nos unimos e, enquanto alguns integrantes faziam os furos nas paredes, os outros erguiam a lona.

Para a realização da atividade ambiental fizemos um cronograma e percebemos que não poderíamos perder nem um dia, pois caso ao contrário não iríamos conseguir finalizar a horta em tempo hábil para a entrega. No dia que estava agendado o início da horta, que seria a limpeza do terreno, a adubagem e a delimitação do espaço, chovia e fazia frio. Mesmo com essas condições não desanimamos, compramos capas de chuvas e, com muita determinação e muita lama, trabalhamos duro. Quando o dia chegou ao fim e percebemos como havia ficado linda a nossa horta, foi muito gratificante!

Para a confecção do jardim suspenso trabalhos com garrafas pet e a nossa maior dificuldade foi justamente manusear as garrafas. O problema foi a falta de cordernação motora, mas foi superado com concentração, paciência e com a ajuda de uma revista com o “passo a passo” de como montar um jardim suspenso.

A casinha nos deu trabalho tanto para conseguir a quantidade de caixas de leite necessária (em média 500 caixas), como no momento da confecção da estrutura da casa, pois foi feita com madeira para dar mais resistência. Essas dificuldades foram superadas da seguinte maneira: entramos em contato com uma empresa que fornece lanche e utilizam cerca de 40 leites por dia, então pedimos para guardarem as caixinhas para nós. Enquanto a estrutura de madeira foi feita a partir de pesquisas pela internet e com o conhecimento de alguns integrantes da equipe.

A maior preocupação que tivemos com a reciclagem foi em não apenas colocar as lixeiras na instituição, mas também em conseguir divulgar sua importância para a comunidade. Essa dificuldade foi sanada quando conversamos com as pessoas que fazem parte da administração da creche (Supervisora e Diretora) e elas nos ofereceram um espaço na reunião dos pais que já estava agendada. Assim conseguimos preparar uma pequena palestra sobre a importância da reciclagem para toda a comunidade.

EMMANUEL: A distância foi a nossa maior dificuldade, mas o amor ao projeto superou.


Voluntários Bradesco – O que uma equipe precisa fazer para funcionar bem?

FELICIDADE EM BOA CIA: Identificar um líder que consiga o respeito de todos. Este líder deve elogiar todos pelas ações, traçar objetivos e metas alcançáveis, estabelecer em conjunto as tarefas estabelecendo um cronograma viável.


Equipe Doe Vida

DOE VIDA: Primeiramente a vontade de ajudar ao próximo. Todos nós temos problemas na vida, mas com união, amor e dedicação, conseguimos diminuir o sofrimento de muitos. Com isso, nossos problemas se tornam pequenos, mais fáceis de conviver ou até mesmo de solucionar. Depois, saber trabalhar em equipe, tomar atitudes corretas mediante aos problemas inesperados, respeitar os dias e horários das tarefas e aceitar conviver com o “não”.

Amigos Solidários: Antes de qualquer coisa, ela deve se unir em torno dos objetivos a serem atingidos. Depois traçar metas para execução das tarefas, distribuir bem as tarefas para que não haja sobrecarga de trabalho, não deixar que o desânimo tome conta nos momentos de dificuldades e, principalmente, não desistir do trabalho. Isto prejudica todo o planejamento feito e as pessoas que estão juntamente comprometidas com a causa.

EMMANUEL: Fizemos muitas reuniões. Era o momento de resolvermos os problemas, dificuldades e traçarmos novas etapas.


Voluntários Bradesco – Como será a continuidade das ações?


Equipe Emmanuel

FELICIDADE EM BOA CIA: No final de ano participamos das ações da instituição. Alguns voluntários estão próximos das crianças acompanhado seus desenvolvimentos. Podemos fazer visitas externas e hospedá-las em nossa residência. Para 2010 daremos continuidade aos trabalhos buscando cursos para os adolescentes em busca do 1º emprego.

DOE VIDA: Por meio de campanhas de arrecadção de leite em pó (itemda cesta básica distribuída mensalmente) e , se necessário, ajuda à DOHE fígado em alguma nova implementação.

Amigos Solidários: Após uma avaliação de tudo o que foi feito, deverá ser traçado um plano junto com a direção da instituição para que possamos dar continuidade às ações, de acordo com as necessidades e prioridades da creche, além da manutenção de tudo que já foi feito.

EMMANUEL: Por causa da distância não podemos visitá-los a todo momento, mas iremos periodicamente.