Programa de Voluntariado do Bradesco
O Diretor-Presidente do Bradesco, Márcio Artur Laurelli Cypriano, acredita que a implantação de um Programa de Voluntariado aconteceu naturalmente, a partir do momento em que os colaboradores demonstraram interesse em participar, diretamente, de trabalhos associados à política de responsabilidade socioambiental da empresa. “Com o voluntariado, os colaboradores desenvolvem nova motivação ao participar positivamente da mudança da qualidade de vida de comunidades carentes.”, explica o Diretor-Presidente.
Voluntários Bradesco – Quais os principais objetivos do Programa de Voluntariado do Bradesco?
Márcio Artur Laurelli Cypriano: O Bradesco tem uma tradição empresarial de olhar além do seu próprio negócio, participando ativamente da vida das comunidades. Essa participação se manifesta de várias formas, como o ensino que proporcionamos gratuitamente nas 40 escolas da Fundação Bradesco distribuídas em todos os estados brasileiros e também por diversos programas e ações que beneficiam diretamente as comunidades com as quais o Banco se relaciona, priorizando àquelas com graus acentuados de carência sócio-econômica. Nosso universo de atuação é amplo, contempla as áreas de educação, meio ambiente, esportes, inclusão digital, cultura e eventos comunitários.
Notamos, nos últimos anos, que os colaboradores também querem participar diretamente de algum tipo de trabalho associado à política de responsabilidade socioambiental. Por essa razão, estruturamos o Programa de Voluntariado Bradesco.
Queremos que os esforços feitos pela Organização em prol do bem coletivo sejam convergentes com os interesses dos nossos mais de 80 mil colaboradores, que querem participar. Com o voluntariado, os colaboradores desenvolvem nova motivação ao participar positivamente da mudança da qualidade de vida de comunidades carentes.
Voluntários Bradesco – Por que o Bradesco decidiu criar um Programa de Voluntariado?
Márcio Artur Laurelli Cypriano: Temos arraigado conosco o espírito da solidariedade, o que, em termos práticos, se traduz no trabalho voluntário. Nos últimos anos, sentimos crescer ações isoladas de grupos de funcionários de Agências, Departamentos e empresas ligadas de ações de apoio às comunidades carentes. Os próprios membros Conselho de Administração e a Diretoria Executiva do Banco, individualmente, apóiam diferentes programas sociais.
Essas ações se distribuem ao longo do ano, mas principalmente no Natal, Dia da Criança ou em períodos que antecedem o inverno. Portanto, era chegada a hora de organizar e sistematizar essa atividade. Foi algo natural, que nasceu organicamente.
O Programa de Voluntariado dará aos colaboradores a oportunidade de uma maior integração, pois o objetivo é organizar ações em todo o Brasil.
Voluntários Bradesco – Quais são os principais projetos de responsabilidade sociombiental desenvolvido hoje pela Organização?
Márcio Artur Laurelli Cypriano: Nosso maior programa é a Fundação Bradesco, que teve início há 51 anos e oferece ensino gratuito e de qualidade a crianças, jovens e adultos carentes. São 40 escolas distribuídas por todos os Estados e Distrito Federal. O número de alunos já atendidos pela Fundação é superior a um milhão. Outro programa de grande relevância é o Finasa Esportes, que conjuga educação e prática esportiva. São beneficiadas mais de 3 mil meninas de 10 a 15 anos, de famílias carentes, que recebem treinamento de vôlei ou basquete e participam de programa de conscientização para questões de cidadania.
Temos ainda um amplo leque de produtos financeiros sustentáveis, como cartão de crédito, título de capitalização e, mais recentemente, o programa de Ecofinanciamento de Veículos que vincula financiamento de automóveis à preservação do meio ambiente. Em todos esses casos, parte dos recursos obtidos com a comercialização desses produtos é destinada à SOS Mata Atlântica. Desde o início da parceria, há 16 anos, o Bradesco viabilizou o plantio de mais de 21 milhões de mudas. Ainda na área socioambiental, iniciamos, no ano passado, o programa de neutralização de carbono resultante das atividades dos funcionários na Cidade de Deus. O objetivo é ampliar essa ação para toda a Rede de Agências.
Voluntários Bradesco – De que forma o voluntariado beneficia a empresa e os colaboradores?
Márcio Artur Laurelli Cypriano: Cria cumplicidade e promove clima de parceria entre os objetivos da empresa e dos colaboradores. Essa unidade de pensamento e ação permite identificar os interesses comuns. Em resumo, penso que é muito positivo reunir a empresa e as pessoas que nela trabalham em torno do compromisso de construir metas sociais que, em tese, nada têm a ver com nosso dia-a-dia de trabalho. O resultado é a elevação da auto-estima geral de todos os envolvidos no processo. O sentimento é de orgulho. Doar nosso tempo e talento às necessidades da comunidade é um ato puro de cidadania. Na prática, a comunidade beneficiada reduz carências imediatas e se sentem incluídas na sociedade.
Voluntários Bradesco – Em quais aspectos o Programa está alinhado com as estratégias da empresa?
Márcio Artur Laurelli Cypriano: Para nós, empresas bem sucedidas são aquelas que geram bons resultados para os acionistas, clientes, colaboradores e toda a sociedade. Nesse sentido, temos a crença de que a atividade empresarial só faz sentido quando podemos contribuir do esforço de toda sociedade para reduzir a exclusão social. É essa a nossa estratégia. Só crescemos como empresa se a sociedade também crescer.
Voluntários Bradesco – O Programa de Voluntariado será focado em alguma causa ou público-alvo específicos?
Márcio Artur Laurelli Cypriano: A missão de nosso Programa de Voluntariado é estimular a cidadania. O público é amplo e varia de acordo com o perfil das equipes de voluntários, das necessidades regionais específicas e o foco das entidades envolvidas. Vamos iniciar com um projeto piloto, denominado Maratona Social, cujo tema será aquecimento global, o que vem ao encontro de outras iniciativas do Banco e da própria demanda da sociedade. Vai ser um trabalho com muita objetividade e de amplitude.
Voluntários Bradesco – Quem pode participar do projeto piloto que inicia o Programa de Voluntariado? A família dos colaboradores também pode participar?
Márcio Artur Laurelli Cypriano: Todos os colaboradores das unidades do projeto piloto, que são Santa Cecília e Nova Central. Para isso, basta se cadastrar no próprio portal Voluntários Bradesco, que foi lançado para apoiar esse trabalho. Em 2008 começaremos a expansão do Programa, que será gradativa até abranger a toda a Organização. E no futuro nossa intenção é também convidar terceiros e familiares.