Voluntariado no Nordeste
Fonte: http://www.baixarmapas.com.br/mapa-da-regiao-nordeste/
A região Nordeste é formada por nove estados, cuja diversidade é refletida na forma de organizar e realizar as atividades de voluntariado. Com diferentes motivações, mas com um objetivo em comum - ajudar a quem precisa - os funcionários do Bradesco não dão bola para as dificuldades e mostram que com força de vontade toda meta é alcançada!
Abaixo descrevemos algumas iniciativas bastante interessantes de grupos de voluntários que se destacaram nos últimos anos. Eles mostram que seja por iniciativa de muitos ou de poucos, com garra é possível fazer uma bela atividade voluntária.
1) Alagoas
Segura de que a solidariedade é o caminho para um mundo melhor, a equipe de Alagoas nasceu de um sentimento natural dos funcionários da Bradesco Auto/RE e da Bradesco Saúde daquele estado. O sentimento se espalhou entre todos, que têm mostrado que a união faz a força.
“Formamos o grupo em 2013 a partir da vontade de cada um de doar um pouco de seu tempo para melhorar as coisas. Foi um caminho natural, de quem quer ajudar sempre”, diz Jizele Soares, uma das líderes da equipe.
No início, eram apenas quatro pessoas, que contaram com o apoio dos gerentes para planejar as ações. Aos poucos, no boca a boca, receberam mais adeptos, colocaram as ideias em prática e se destacaram nos DNAVs de 2013 e 2014.
Montagem da equipe de voluntários participando do DNAV
O grupo escolheu o Lar Santo Antônio de Pádua para receber o resultado dos esforços coletivos. A entidade, sediada em Maceió, atende cerca de 80 idosos, moradores de rua e dependentes químicos distantes de suas famílias.
Hoje, cerca de 20 funcionários, não só de Alagoas, mas também de Sergipe e do nordeste da Bahia, participam ativamente do voluntariado e durante as mobilizações, o número aumenta bastante.
“Praticamente todos os funcionários participam das arrecadações”, diz Jizele. “E como fazemos uma campanha forte, chamamos atenção até mesmo de clientes, que vêem os cartazes espalhados e nos incentivam a seguir adiante”. A empolgação do público externo contagia o interno, o que aumenta o volume de arrecadação.
Toda essa atividade, claro, dá trabalho, mas a equipe não desanima. “Ficamos muito orgulhosos do que fazemos. Não há sacríficio algum. Basta ter um propósito claro - colaborar com a vida”, garante Jizele.
2) Maranhão
Em São Luís, o sentimento é tão grande quanto o de seus colegas de Alagoas. Apesar de ter começado em 2013, o grupo já está bem organizado e com grandes ações na história
Motivados pela comunicação do Dia Nacional de Ação Voluntária, o grupo da agência 0408 - São Luís/Centro se mobilizou e colocou a mão na massa. Nos DNAVs de 2014 e 2015 reuniram mantimentos e roupas para a creche Alegria de Viver, localizada na capital. Na ação deste ano, a equipe arrecadou também 123 cestas básicas, 30 livros paradidáticos e 70 brinquedos educativos
Equipe da agência São Luís/Centro no DNAV 2015
Logo no começo, a equipe aprendeu que a organização, a troca de ideias e a vontade de se doar é o segredo de uma ação bem-sucedida. “Antes de divulgar a ação, formamos um time com colegas de diferentes áreas, para unir diferentes percepções”, conta Antônia Guimarães, uma das líderes do grupo.
O segundo passo foi escolher a entidade a ser ajudada, visitá-la e entender suas necessidades e expectativas. “Assim estabelecemos um objetivo e começamos a mobilização”, diz.
Em seguida, com fotos e reuniões, o grupo sensibilizou os colegas em busca de adesões.
A fórmula tem dado certo. “Em todas as ações doamos muito e ganhamos muitíssimo mais com a sensação do dever cumprido de participar ativamente para melhorar muitas vidas”, afirma.
3) Pernambuco
As atividades de voluntariado da Inspetoria Geral da Regional de Recife também são recentes. O sentimento de solidariedade, no entanto, é mais antigo e foi estimulado pela auditora de Produtos e Serviços Erika de Campos. Após uma temporada em São Paulo, ela foi transferida para a capital pernambucana, onde participava há anos de ações organizadas pela Fundação Bradesco.
Este ano, porém, decidiu que queria mais. Entrou em contato com os outros 13 inspetores de sua regional para organizar uma ação no DNAV. A proposta foi aceita imediatamente e Erika tomou a frente da organização do grupo IGL em Ação.
Parte da equipe IGL em Ação
Ao longo de 15 dias, buscou uma entidade para ajudar e organizou as doações. Os R$1.450 arrecadados se transformaram em material de higiene e limpeza, além de mantimentos, para o Lar de Idosos Maria do Carmo, em Paulista, na Grande Recife. Com três colegas, entregou o material aos 39 idosos atendidos, que ainda ganharam um delicioso chá da tarde.
“O que mais chamou a atenção foi que os idosos parecem ter gostado mais da nossa visita do que das doações. Isso mostra que, apesar de necessários, bens materiais não superam o carinho. Nunca esquecerei o sorriso de agradecimento deles”.
Para quem quer ter essa imagem na cabeça, Erika dá a dica: “Comece pensando no que pretende alcançar. Pensando no fruto, temos força e motivação para plantar a semente e esperar todo o desenvolvimento do processo”.
Gostou das histórias?
A diversidade de culturas do Nordeste se reflete na variedade de entidades de assistência social. São várias as organizações atuantes que precisam de ajuda para atender os mais necessitados. Há diversos centros de voluntariado que ajudam ONGs e programas a se organizar e mobilizar pessoas dispostas a colaborar.
Entre em contato com esses centros para saber mais sobre como ajudar entidades em sua cidade ou região. Veja alguns exemplos:
Centros de Voluntariado do Piauí
Centro de Voluntariado da Paraíba
Centro de Voluntariado do Ceará
Centro de Voluntariado de Pernambuco
Centro de Voluntariado do Maranhão
Centro de Voluntariado de Alagoas
Centro de Voluntariado do Rio Grande do Norte
Centro de Voluntários de Sergipe - CVSE
Av. Rio Branco, 186 - salas: 101/108 - Ed. Oviedo Teixeira
Aracaju - SE - CEP 49010-030
Tel. (79) 211-6061/3042-0496/9133-4455/9133-8543
e-mail: voluntarios@voluntariosse.org.br
Centro de Voluntariado da Bahia
Centro de Voluntariado do Sítio do Descobrimento - CVSD
R: Gaspar de Lemos, 02 - Areião / Porto Seguro - BA
CEP: 45810-000
Fone: (73) 679-1090/9979-4248/288-0735
e-mail: silvana.odb@portonet.com.br ou beteeduc@bol.com.br