Campanha de Higiene Pessoal

Página relacionada a: Campanha de Higiene Pessoal

A pasta de dente, dentífrico, dentifrício, gel dental ou creme dental é usada para higienizar os dentes junto com uma escova de dentes. No início do século XIX, a escova de dente era usada apenas com água, mas as misturas logo ganharam popularidade. A maioria era de produção caseira e os ingredientes mais comuns eram giz, tijolo pulverizado e sal. Hoje em dia, é mais comum a pasta de dente ser vendida em tubos flexíveis e com variedade de sabores. O creme dental deve ser cuspido, pois alguns tipos de se engolidos podem causar náuseas, fluorose ou diarréia. É recomendado às crianças só utilizar creme dental com a supervisão de adultos.

Você sabia?

A primeira escova de dentes foi usada na China, em 1498, e suas cerdas eram feitas com pêlos de porco. Mais tarde, foram substituídos por pêlos de cavalo. Em 1850, o creme foi criado pelo dentista americano Washington Sheffield. Se tratava de um pó que ajudava a limpar os dentes. Seu filho, Lucas Sheffield alterou a fórmula do produto e o colocou em tubos.

A escova de dentes é outro utensílio utilizado na higiene bucal. Promove, associada ao creme dental, a limpeza, a proteção e uma maior durabilidade dos dentes. Recomenda-se utilizá-la sempre após as refeições para a manutenção de uma boa dentição.

A maior parte dos dentistas concorda que as escovas médias são mais eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. De preferência, a escova deve ter também a cabeça pequena, para poder mais facilmente alcançar todas áreas da boca. No caso das crianças, são recomendadas as escovas de cerdas macias, cabo anatômico, boa empunhadura e poucas reentrâncias.

Cuidados com a escova de dente

  • Lavar as mãos antes da escovação.

  • Guardar a escova de dentes dentro do armário, longe das bactérias e insetos que podem circular por um banheiro.

  • Após o uso, deve-se lavar bem a escova e eliminar o excesso de água, enxugar na toalha não é adequado.

  • Os fabricantes e dentistas recomendam trocar de escova a cada dois ou três meses, ou quando as cerdas estiverem deformadas ou gastas.

  • É muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

Cuidados com as crianças

  • A criança deve adquirir o hábito de escovar os dentes antes dos dois anos de idade. Para despertar a curiosidade das crianças com relação ao hábito, os pais devem escovar os dentes na frente das mesmas. Depois, devem presentear as crianças com escovas infantis.

  • Para escovar os dentes dos filhos, os pais devem ficar atrás das crianças, afastar os lábios e as bochechas com a mão esquerda e escovar os dentinhos das crianças com a mão direita (se for destro, ou o contrário, se for canhoto).

  • A parte de dentro (face lingual ou palatina) e de fora (face vestibular) dos dentes, devem ser escovados com movimentos circulares e movimentos de varredura (varrendo a superfície do dente – da gengiva para baixo em dentes superiores e da gengiva para cima em dentes inferiores), já a parte de cima dos dentes (onde os alimentos são mastigados – face oclusal) devem ser escovadas com movimento de vai e vem.

  • Com o avançar da idade as crianças devem escovar seus dentes sozinhas. Os pais devem estar atentos com a quantidade de pasta dental que seus filhos estão usando (devendo ser usado o mínimo necessário), evitando que os mesmos engulam grande quantidade de pasta de dentes.

Sabonete

O sabonete é utilizado para a higiene pessoal e é encontrados em tabletes ou líquido. A invenção do sabonete é atribuída aos antigos fenícios que ferviam gordura de cabra com água e cinzas de madeira até obter uma mistura pastosa para limpar o corpo. O produto sólido só foi criado no século 7, quando os árabes inventaram o chamado processo de saponificação. Até então, o sabão não possuía cheiro, mesmo assim se tornou popular. Somente no século XIX, mais precisamente 1879, é que os espanhóis adicionaram azeite de oliva ao produto para perfumá-lo criando o sabonete.

A partir do século XIX, devido à produção em larga escala, o custo de sabonete caiu permitindo a massificação de seu uso, tornando-o um dos principais elementos da higiene pessoal. Feito com substâncias detergentes, o sabonete tem como primeira função limpar as impurezas da pele. Graças a fórmulas sofisticadas, hoje existem sabonetes para os diferentes tipos de pele, que evitam o ressecamento, garantem uma limpeza profunda e até têm o poder de hidratar.

Fraldas

No passado, as fraldas eram de tecido e hoje dispõem de recursos tecnológicos como géis absorventes. O bebê ou criança pequena ainda não tem o controle sobre suas necessidades e, por isso, usam fraldas até os 4 ou 5 anos de idade. O adulto, que em função de doença (como incontinência urinária) perde o controle de suas funções fisiológicas, tem de usar uma fralda comumente denominada fralda geriátrica.

No início, as fraldas eram usadas por vários dias e raramente lavadas. No início do século XX, as mães começaram a usar água fervida para lavar as fraldas. Em meados dos anos 40, em função da escassez do algodão provocada pela guerra, foi lançada na Suécia a primeira fralda descartável no mundo. A fralda descartável nos anos 50 era um artigo luxuoso e somente usada em ocasiões especiais. A primeira fralda industrializada foi fabricada usando-se um desenho retangular e em seu núcleo eram colocadas várias camadas de papel tissue de 15 a 25 folhas e eram envolvidas por uma película plástica.

Nos anos 60 a fralda se desenvolveu bastante, pois a indústria aprendeu com as necessidades das mães. Em 1.961 foi introduzida maciçamente no mercado americano e teve êxito moderado, pois havia um ponto negativo; sua desvantagem era a falta de fitas adesivas próprias, porque a todo momento da troca, as mães tinham que ter um rolo de fita crepe em mãos. No início da década de 70 a J&J lançou no mercado as fraldas com fitas adesivas laterais já incorporadas.Nesta época apareceram as dobras, o adesivo frio foi substituido pelo hot melt (aumento de velocidade das linhas), diferentes tamanhos, capacidade de absorvência, uso noturno, etc.

Nos anos 80, com os elásticos, foi possível alterar a anatomia das fraldas, pois nas laterais e na cintura já dispunham desse recurso ajustável. Nos anos 90 apareceram novas características agregando conforto, tais como: Telas SMS (Maciez e resistência); Clothlike; Barreiras fecais; Fitas laterais com fechamento mecânico “velcro”; Aloe vera; Indicadores de umidade; Protetores contra germes; Fitas frontal florescentes, etc.