Dia Mundial da Água 2007 - Lidando com a escassez da água
A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Declaração Mundial dos direitos da Água .
De acordo com dados da ONU, em 20 anos faltará água para 60% da população do planeta.O Dia Mundial da Água mobiliza a sociedade civil e o Poder Público no Brasil e em todo o mundo durante o mês de março.
""Lidando com a escassez de água" ":http://www.unwater.org/wwd07/flashindex.html é o tema deste ano. Instituída em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco 92), no Rio de Janeiro, a data visa a estimular a reflexão sobre a situação dos recursos hídricos, além de sensibilizar os mais diversos atores sociais para a elaboração de medidas práticas voltadas à solução de problemas.
Para a Organização das Nações Unidas, o conceito de escassez está ligado com o desequilíbrio entre a disponibilidade de água e a demanda. Portanto, é importante destacar que a falta de água potável não se restringe apenas às regiões semi-áridas ou desérticas. Mesmo no Brasil, com seu grande manancial de água doce, a escassez já se faz sentir em grandes metrópoles, como São Paulo, por exemplo.
A poluição de rios, lagoas e nascentes é um dos maiores inimigos a serem combatidos na luta pela preservação da água no nosso planeta.
E isso não é coisa para o futuro. A hora é agora. O uso racional dos recursos hídricos e o reuso da água podem ajudar a reverter este quadro.
O Brasil tem uma das legislações mais completas neste sentido – Lei das Águas – o que falta é colocar em prática estas leis de proteção à água.
Para divulgar o Dia Mundial da Água e ampliar a discussão em torno dos recursos hídricos no Brasil, a Agência Nacional de Águas criou o Águas de Março , com informações sobre programas, parcerias e eventos.
Conheça também o relatório GEO Brasil Recursos Hídricos . Lançado no dia 5 de março de 2007, o estudo – parceria da Agência Nacional de Águas (ANA), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e Ministério do Meio Ambiente (MMA) – sistematiza informações sobre os recursos hídricos em todo o País e apresenta recomendações para um futuro sustentável da água, constituindo uma importante ferramenta para a formulação e a implementação de políticas públicas na área.
Mas não é preciso de leis para que cada um faça sua parte na preservação da água, fonte de vida. Veja algumas dicas e participe.
Leia a entrevista de Francisco Buonafina, presidente da Universidade da Água, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que promove projetos de educação ambiental para proteger e preservar a água.