Atuação multicanal para o desenvolvimento sustentável na Amazônia

04 de agosto de 2025

Desde 1965, o Bradesco está presente na Amazônia, levando inclusão financeira, com atuação física ou digital em todos os municípios da região, incluindo áreas remotas, e viabilizando serviços bancários a comunidades ribeirinhas e populações vulneráveis.. Hoje, são mais de 318 agências e unidades de negócio, 306 postos de atendimento bancário e uma rede de 3.233 correspondentes bancários.

Parceiro da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) desde a sua criação, em 2008, o Bradesco já destinou mais de R$129 milhões a projetos de conservação, empreendedorismo e inclusão financeira na região. Um exemplo emblemático dessa parceria é a Comunidade do Tumbira, lar de 43 famílias, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, que recebeu, na última semana, a visita de executivos e voluntários do Bradesco e da FAS.

 

Desde 2012, a atuação do Bradesco na comunidade combina Investimento Social Privado, Inclusão Financeira e Fomento ao Microcrédito, uma abordagem multicanal que tem se mostrado um caminho fértil para o desenvolvimento sustentável.

Por meio do Investimento Social Privado, são desenvolvidos projetos que impactam diretamente a vida dos moradores da comunidade, como:

    - Turismo de base comunitária: apoio à estruturação da pousada, restaurante e experiências turísticas sustentáveis, gerando renda e fortalecendo a identidade local;

    - Empreendedorismo e geração de renda: incentivo a negócios como o Jirau da Amazônia (artesanato com alcance nacional);

    - Educação e capacitação: programas de formação para jovens e adultos, com foco em sustentabilidade, gestão e inovação social.

    - Infraestrutura sustentável: investimentos em energia solar, conectividade e melhorias estruturais que permitem à comunidade receber visitantes e desenvolver snegócios com autonomia.

Uma unidade do Bradesco Expresso (correspondente bancário) instalado na pousada, contribui para a Inclusão Financeira dos moradores. Hoje, comerciantes não precisam mais se deslocar até a cidade para realizar transações bancárias, e os turistas utilizam os serviços diretamente na comunidade, estimulando o consumo local e a circulação de renda.

O banco também apoia pequenos negócios na região por meio do Fomento ao Microcrédito, com concessão de crédito produtivo orientado, promovendo autonomia financeira, geração de renda e fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis.

Essa atuação integrada permite ao Bradesco ir além do apoio institucional, contribuindo para a autonomia econômica, a inclusão social e a valorização da cultura local. É uma estratégia que conecta o sistema financeiro à floresta viva, com impacto real na vida das pessoas.

Roberto Brito, proprietário da Pousada do Garrido, relatou: “Em 2012 eu tava assando peixe, quando recebi o pessoal da FAS e do Bradesco, sugerindo implementar um ‘banco’ aqui dentro da comunidade, algo que eu não acreditava que seria possível. Empreender com a parceria do Bradesco foi uma evolução muito grande para nós, pois facilitou o acesso e trouxe desenvolvimento.

Para engajar e conectar os funcionários do Bradesco à comunidade, também desenvolvemos ações periódicas de voluntariado, sempre com foco em demandas reais apresentadas pelos próprios moradores. Já foram realizadas palestras sobre educação financeira e empreendedorismo, plantio de mudas em área de SAF (Sistema Agloflorestal) e, na última visita, oficina de recuperação e pintura de placas de sinalização.

Conectar o voluntariado aos projetos já apoiados pela empresa potencializa resultados, fortalece relações e amplia o engajamento de todos os envolvidos.