Junho é o Mês do Meio Ambiente


Em 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para promover a conscientização da sociedade para interagir de forma mais sustentável com a natureza e com os recursos naturais.

Neste ano o tema é “Acabe com a Poluição Plástica” (Beat Plastic Pollution), chamando governos, setor privado, comunidades e indivíduos a reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam nossos oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana.

Ao longo da última década, a humanidade produziu mais plástico do que em todo o século passado. Por ano, são consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas em todo o planeta e, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas. Metade do plástico consumido pelas pessoas é de uso único e, anualmente, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos — é como se a cada minuto despejássemos nos mares a carga inteira de um caminhão de lixo plástico. O material representa atualmente 10% de todos os resíduos gerados pelas pessoas.

A ONU estima que se nada for feito, até 2050 teremos mais plástico do que peixes em nossos oceanos.



Uma ilha desabitada do Pacífico Sul é o local com a maior densidade de lixo plástico do mundo.

A Ilha Henderson, parte do arquipélago de Pitcairn, um território do Reino Unido, tem um número de pedaços de plástico em suas praias estimado em 37,7 milhões. O motivo? Henderson fica no caminho de uma corrente marinha, e acaba recebendo lixo jogado de navios e vindo da costa oeste da América do Sul.



Cientistas britânicos e australianos, que mapearam o estado da poluição na ilha, esperam que seu estudo faça as pessoas "repensarem seu relacionamento com o plástico". Eles estimam que haja uma densidade de 671 itens por metro quadrado e um total de 17 toneladas.

 Foto: Jennifer Lavers (Universidade da Tasmânia)

Clique AQUI e saiba mais.














Faça parte da solução!


- DURANTE TODO O MÊS DE JUNHO

Reúna seus amigos e organize ações de limpeza de parques, praças e praias ou de criação de hortas em Instituições Sociais, Creches e Escolas Públicas.

Clique AQUI para saber mais e REGISTRE a sua ação.



- AÇÃO ESPECIAL EM SÃO PAULO

23/06 – sábado

Visita ao Centro de Experimentos Florestais da SOS MATA ATLÂNTICA, incluindo: Transporte até Itu/SP, trilha interpretativa, visita ao viveiro e plantio de mudas nativas.

Clique AQUI para fazer a sua inscrição - você pode levar até dois acompanhantes, as vagas são limitadas!


Em caso de dúvidas, escreva para:
programa.voluntarios@bradesco.com.br