2005 - DIV 2005 homenageia voluntários que ajudaram países afetados pelo tsunami
O Dia Internacional do Voluntário em 2005 foi marcado pelo reconhecimento aos voluntários que contribuíram para minimizar o sofrimento das vítimas do tsunami ocorrido em dezembro de 2004. O ex-presidente do Sri Lanka discursou em cadeia nacional de televisão para agradecer os esforços voluntários de reconstrução de seu país, um dos mais afetados pela onda gigante.
Ações para diminuir a pandemia de Aids na Grécia e nos Estados Unidos, a melhora na qualidade da água potável em vilas africanas e a criação de oportunidades de educação para mulheres no Oriente Médio foram iniciativas premiadas no DIV. Na Albânia e no Canadá, a data foi marcada por campanhas na televisão com objetivo de atrair mais pessoas ao voluntariado.
No Quênia, a ONU realizou uma conferência para debater os 8 Objetivos do Milênio. Na Ucrânia, uma festa foi celebrada para crianças refugiadas. No Nepal, a distribuição de comida foi o destaque do dia. Na África do Sul, uma corrente de 5km foi formada por jovens para simbolizar a redução da Aids até 2020. Camboja e Uganda celebraram o DIV com concertos pela Paz.