E se ninguém comprasse por um dia?
“Fique calmo e não compre”
Essa é a ideia do Dia Mundial Sem Compras ou Buy Nothing Day, comemorado em vários países sempre no último sábado de novembro. Esse ano, a data cai no dia 24 de novembro e a ordem é uma: não comprar nada durante todo o dia! O objetivo é chamar a atenção da população mundial para o consumismo desenfreado que vivemos atualmente.
Com o surgimento da internet e do e-commerce, as pessoas estão consumindo ainda mais. A facilidade de comprar sem sair de casa e as tentadoras Ofertas Coletivas, às vezes fazem você comprar o que não precisa. É o barato (por vezes nem tão barato) que sai caro. E segundo estudo realizado pela IBM, o Brasil já é o 3º país onde se faz mais compras pela internet.
No entanto, esse dia é apenas uma gota. A primeira gota. Aceite o desafio de passar 24 horas sem comprar nada, e nos outros dias do ano tente adquirir apenas o que é realmente necessário. É possível economizar de tudo um pouco. Os benefícios serão incontáveis: para o meio ambiente, menos lixo. Para você, menos desperdício, menos dívidas, mais tempo para se preocupar com o que realmente importa.
Origens
O Dia Mundial sem Compras surgiu em Vancouver, Canadá em 1992. O artista Ted Dave resolveu fazer um protesto e mobilizar as pessoas de sua cidade quanto ao poder que eles têm enquanto consumidores. A ideia foi adotada pela revista canadense Adbusters e depois, acabou ganhando uma proporção nacional. Cinco anos depois, o evento seria fixado para o dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e no Canadá. No resto do mundo, a data escolhida foi o último sábado de Novembro.
Na Inglaterra, um site especial traz informações a respeito dos hábitos de consumo no país e em razões para acreditar num mundo menos consumista, promovendo a campanha SHOP £€$$ LIVE MORE (Compre menos, viva mais).
Viva essa ideia
Para as crianças:
Propagandas na televisão, revistas ou mesmo o dia-a-dia nas escolas podem estimular o consumismo também em crianças. Os pais sabem, por exemplo, como é difícil ir ao Supermercado com os filhos ou o quanto épocas como Natal e Dia das Crianças são potenciais fontes de gastos. Pensando em como educar as crianças quanto à importância do consumo sustentável, o Ministério do meio Ambiente lançou um a cartilha Consumismo Infantil: na contramão da sustentabilidade. Você pode fazer o download da cartilha aqui.
A cartilha é voltada para crianças, pais, professores e educadores
Foto: Divulgação