Financiamento coletivo: mais é sempre mais!
Você já ouviu falar em crowdfunding ou financiamento coletivo? Não? Essa é uma tendência que muitos projetos têm seguido ultimamente. Aproveitando a própria lógica de coletividade da internet, é uma iniciativa que conta com o investimento financeiro de várias pessoas diferentes, que acreditam no potencial daquele projeto. É o caso de sites como Bicharia, Catarse e Benfeitoria. Ainda não entendeu completamente? Não se preocupe, vamos explicar tudo nesse post!
O Catarse é um site que tem foco em projetos criativos. Ou seja, ele é responsável por captar recursos para financiar seus projetos de forma coletiva, ou seja, através de um grupo de pessoas que contribuem a partir de pequenas quantias. Hoje, já são mais de 43 mil apoiadores, 4 milhões de reais arrecadados e 351 projetos bem-sucedidos.
Fazendo uma comparação, projetos como o Teleton e o Criança Esperança também são exemplos de financiamento coletivo. Em geral, eles são voltados para temas sociais, que visem a gerar alguma recompensa.
Pelos bichinhos e pela cultura
Alguns sites são voltados especialmente para a causa animal.O Bicharia se define como plataforma brasileira de crowdfunding focada em auxiliar no financiamento de projetos que envolvam animais carentes. Lá você encontra uma lista de projetos que estão abertos para a arrecadação de fundos, que podem ser de qualquer valor. Os projetos tem 45 dias para atingir o valor solicitado. Se o projeto atingir 50% do valor solicitado, ele já se habilita a receber a verba financiada ao final dos 45 dias, tendo ou não atingido o valor total. Se não atingir os 50%, todos os apoiadores recebem o seu dinheiro de volta.
Outros, são dedicam-se especialmente a projetos culturais. O Queremos, por exemplo, é um site que se tornou muito famoso sobretudo entre os jovens. Ele é especializado em trazer shows a partir do financiamento dos próprios fãs, que compram um ingresso reembolsável (limitado e mais barato que o ingresso normal) e garantem o valor mínimo pra uma show. Se o valor não for atingido, o dinheiro é devolvido integralmente e se os ingressos normais se esgotarem, eles são integralmente reembolsados.
Crowdfunding x Crowdsourcing
A diferença entre os dois termos é que o crowdfunding é um financiamento colaborativo, cuja finalidade da colaboração é realmente usada para colocar em prática um projeto, forncecendo investimento financeiro. Já o crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos voluntários para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. É o caso de plataformas como a Wikipedia, que conta com conhecimentos coletivos para criar conteúdo de diversos assuntos.
O Benfeitoria é uma iniciativa brasileira de engajamento coletivo em projetos transformadores. Segundo os criadores, é única do mundo que une crowdfunding (financiamento coletivo) com outras modalidades de crowdsourcing (colaboração em massa) sem cobrar comissão. São aceitas ajuda em dinheiro, mas também ideias para que o projeto seja bem sucedido. E não há divisão por temas. Podem ser inscritos projetos voltados para os animais, para a promoção da cultura, para a comunidade, sustentabilidade, educação e até a música.
Nesses sites, é possível tanto colaborar para a realização de um projeto quanto arrecadar dinheiro para realizar seu próprio. Legal, não? Se você tem um projeto ou acredita em um projeto com potencial de dar certo e que pode ser positivo para a sociedade, invista nele! Essa é a sua chance de mudar o mundo também!