Voluntariado no Sul

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Sul_do_Brasil#/media/File:Brazil_Region_States_Sul.svg

Mutirões, doação de presentes, encontros com crianças, visitas a abrigos de idosos... Não faltam ações voluntárias do grupo Bradesco no sul do país. Motivados pelo desejo de melhorar a vida de pessoas doando parte de seu tempo e todo o seu talento, colaboradores dos três estados da região colocam a mão na massa (às vezes, literalmente) para ajudar o próximo. Além da satisfação de fazer o bem, recebem a certeza de ter uma equipe mais unida, pronta para qualquer desafio.

1) Paraná

Um exemplo destes sentimentos são as atividades da agência 0941 - Av. Tiradentes em Londrina / PR. Há cerca de um ano, os colaboradores realizaram uma “pizzada” para crianças atendidas pelo Nuselon - Núcleo Social Evangélico de Londrina. Durante a campanha, funcionários fizeram as massas e venderam as pizzas. Foi uma das ações realizadas para angariar fundos para a entidade, parceira da agência desde setembro de 2013.

O montante arrecadado contribuiu para refazer três unidades do Nuselon, que ficam próximas à agência, localizada no bairro de Jardim Shangrilá, na zona oeste da cidade. Em um sistema de mutirão os voluntários construíram um abrigo dos resíduos gerados pela cozinha, exigido pela Vigilância Sanitária, em uma das unidades.

A ação seguinte foi o desenvolvimento de uma horta comunitária, que utiliza os resíduos como adubo. Os alimentos vão direto para os pratos das 50 crianças atendidas na unidade. Outras ações foram feitas para ajudar as demais unidades, como pintura de paredes, reparos em tubulações e readaptação de cozinhas.

“Sem dúvidas, a reforma da casa e a melhora de vida em decorrência das mudanças no abrigo nos enchem de orgulho e satisfação”, diz a voluntária Ana Paula Furlan.

Além de recursos, os londrinenses doam amor. Ana Paula, por exemplo, participa de um projeto de apadrinhamento afetivo do Nuselon “adotando” uma afilhada de oito anos. “Aprendo em cada visita que faço ao abrigo, pois as crianças querem acima de tudo nosso amor e estar com elas permite isso”, garante.

Conheça mais ações do grupo de voluntários da agência 0941, clique aqui.

2) Santa Catarina

A solidariedade também está presente em Florianópolis, Santa Catarina. Ali, contam os voluntários, o bem “contaminou” os funcionários. O sentimento se alastrou por diversos polos e resultou em muitas ações.

“Tudo começou com o convite de um funcionário do setor de Compliance, que nos convidou para conhecer a Casa Lar, um abrigo de menores”, lembra Julio Gastaldon, gerente de suporte de canais do DSC. Após a visita, os colaboradores montaram uma equipe e começaram a frequentar o local nos finais de semana e feriados para realizar atividades como recreação ou simplesmente um lanche coletivo. “A experiência despertou o espírito de voluntariado nos colaboradores e contagiou até familiares!”.

De uma instituição, a vontade de fazer o bem chegou a várias e a equipe de voluntários cresceu em tamanho e vontade de ajudar.

Como parte das atividades do Dia Nacional de Ação Voluntária (DNAV) de 2014, a equipe da ilha da magia arrecadou alimentos e roupas para o Lar Anjo Querido, que atende 18 idosos em Biguaçu, na Grande Florianópolis.

A equipe inclusive já ganhou um prêmio do Programa Voluntários Bradesco no valor de R$5 mil, que foi doado à Instituição.

“Deixamos um legado e despertamos o espírito de voluntariado além do muros”, afirma Julio. “Conseguimos parcerias com outras empresas para ampliar a estrutura física do lar”.

Um ano antes, o Asilo Santa Maria dos Anjos, de Palhoça, foi o beneficiado com donativos, cuja arrecadação teve apoio dos voluntários da Scopus. O asilo também atende idosos de baixa renda, que não contam com suporte de familiares.

Nos últimos anos, no Dia das Crianças, diversos polos se mobilizaram para arrecadar brinquedos e roupas para tornar a data mais feliz para os pequenos. Além dos sorrisos e agradecimentos, os catarinenses apontam outro ganho das ações voluntárias – o crescimento do sentimento de equipe. “Não só despertamos nosso lado mais sensível, como tivemos oportunidade de interagir mais e de nos conhecer melhor”, ressalta Julio.

Conheça mais ações do grupo de voluntários do DSC Florianópolis, clique aqui.

3) Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, os colaboradores da Scopus mergulharam na campanha do Natal Solidário, em 2014. Próxima à Vila Farrapos, bairro de baixa renda da capital gaúcha, a empresa resolveu se unir para tornar a data mais alegre para as crianças da comunidade.

“Compramos brinquedos, embrulhamos e entregamos aos guris. No dia, também oferecemos doces, refrigerantes e pipocas”, recorda Vanessa Rogelin, assistente administrativa da regional. Não satisfeitos, também fizeram ação de cartas para o Papai Noel, com apoio dos Correios. Em uma agência do serviço postal, selecionaram pedidos feitos ao bom velhinho e compraram presentes para alunos de uma escola da região.

O maior presente, no entanto, parece ter ido para os voluntários. “Receber um sorriso de quem nunca te viu, ver a união dos colegas, o comprometimento, ter a oportunidade de dar ao próximo um pouquinho de amor não tem preço”, garante Vanessa.

Voluntários dão dicas para quem quer começar

Gostou das atividades dos colegas do Sul? Eles dão dicas para quem quer começar a fazer um trabalho voluntário em sua agência ou unidade de empresa.

O primeiro passo é gerar um espírito de equipe. Mostrar aos colegas que pode sim haver tempo livre para se engajar e que todo esforço é válido. “É necessário quebrar aquela barreira de dizer não tenho tempo, hoje não dá, já tenho compromisso. Quando queremos tudo é possível”, lembra Julio Gastaldon. Da doação de recursos à de tempo, passando por consultorias a ONGs, nada deve ser descartado.

Em seguida, buscar uma entidade parceira. Procure informações sobre o trabalho da instituição, visite-a e veja como são as atividades na prática. E prepare-se para ser bem recebido. “É bom verificar o local antes”, reforça Vanessa Rogelin. “No caso de ação em uma vila, verifique quantas crianças são e vá preparada para receber mais no dia”.

Cadastre-se no Portal Voluntários Bradesco e divulgue sua ação no site. Ele é uma ótima ferramenta de atração de novas pessoas, de troca de ideias e de obtenção de conhecimento.

Centros de Voluntariado da Região Sul

O Brasil possui diversos centros de voluntariado, espaços que ajudam programas e organizações sociais a mobilizar pessoas para esse tipo de atividade. Os centros também identificam oportunidades de ações e sugerem atividades para atender diferentes causas.

Entre em contato com eles para saber mais sobre o voluntariado em sua cidade ou região:

Centros de Voluntariado no Paraná

Centros de Voluntariado em Santa Catarina

Centros de Voluntariado no Rio Grande do Sul