Vamos acabar com o trabalho infantil!
O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) realizou em 12 de junho o lançamento da Campanha do Dia Contra o Trabalho Infantil, com o tema “Vamos acabar com o trabalho Infantil. Em defesa dos direitos humanos e da justiça social”. No Brasil, os dados do último Censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que mais de 3,4 milhões de crianças entre 10 e 17 anos exercem algum tipo de atividade remunerada.
As manifestações no Brasil são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, em parceria com os fóruns estaduais de prevenção e erradicação do trabalho infantil. O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, lembrado anualmente em 12 de junho, existe há dez anos e é o principal evento de sensibilização contra o abuso.
O Censo do Trabalho Infantil no Brasil lançado em junho deste ano pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostra que 215 milhões de crianças continuam sendo vítimas de trabalho infantil no mundo. As crianças em zonas rurais e agrícolas, bem como os filhos de trabalhadores migrantes e das populações indígenas, são os mais vulneráveis como vítimas do trabalho infantil.
Embora ainda sejam necessários outros esforços, o documento da OIT também reconhece alguns importantes progressos alcançados no combate ao trabalho infantil: a lista de países que estabelecem planos nacionais para combater o trabalho infantil é cada vez maior; inúmeras e novas proibições legislativas foram destinadas a identificar e prevenir o trabalho perigoso para as crianças; novas legislações foram adotadas contra o abuso, a exploração sexual e a pornografia envolvendo crianças.
Fonte: OIT