Solidariedade e atitude em rede




Além de mostrar as ações de voluntariado organizadas pelo Bradesco, o Portal Voluntários Bradesco também é um espaço para os funcionários divulgarem as ações de voluntariado que organizam. Conversamos com Katiene Oliveira de Santana e Jandra Celi Linhares da Silva , as duas voluntárias que mais postam ações no site. Elas nos contaram um pouco sobre suas motivações.



Katiene

Portal Voluntários Bradesco: Como vocês conheceram o Portal Voluntários Bradesco?

Katiene: Pela intranet. Tinha uma chamada falando que passaríamos a ter um portal dedicado ao voluntariado. Dias depois um colega também me avisou e logo me cadastrei.

Jandra: Em fevereiro de 2008 tive o primeiro contato com o Portal ao cadastrar a ação do Dia Nacional de Ação Voluntária daquele ano. A equipe Polo Belo Horizonte se mobilizou em prol do público infantil e a agradável manhã do domingo 08/03/2008 inaugurou a nossa caminhada.


Jandra

PVB: Jandra, as ações que você cria envolvem desde creches até asilos. Como são escolhidas as instituições beneficiadas?

Jandra: As instituições que receberam a nossa ajuda foram indicadas pelos colegas do Polo Belo Horizonte, peças fundamentais para o sucesso das nossas campanhas. Os dois segmentos escolhidos se completam e nos despertam sentimentos diferentes: a expectativa infantil aflora a nossa criatividade e nos dá a sensação de estarmos plantando um amanhã diferente; já os idosos nos convocam a refletir sobre o presente, a incerteza do futuro e sobre a nossa capacidade de adaptação às limitações e às mudanças da vida.

PVB: Katiene, muitas ações postadas por você são em nome do Grupo Emmanuel. O que é e como trabalha esse grupo?

Katiene: É um grupo de voluntários fundado por dois colegas aqui do Bradesco, o David e o José Jorge. Os dois começaram visitando hospitais, até que o grupo foi aumentando e passou a visitar também orfanatos e asilos. Atualmente o grupo tem 133 associados, e todo mês escolhemos uma instituição para visitar. Essas ações são sempre divulgadas no Portal e geralmente vão cerca de 15 a 20 pessoas. Outros participantes não visitam tanto, mas ajudam muito nas campanhas de arrecadação que também postamos. Sempre mandamos resultados e cartas de agradecimento aos que colaboraram, então as pessoas acreditam no grupo e sabem que as doações chegarão ao lugar certo.


Grupo Emmanuel em visita ao Lar Maria Medianeira

PVB: Como o Portal Voluntários Bradesco tem ajudado vocês a divulgar estas ideias?

Katiene: O Portal é uma boa ferramenta de divulgação porque todos os funcionários têm acesso liberado ao site. Outra coisa muito legal é que, por terem visto as ações que publicamos no Portal, o grupo foi ficando muito conhecido, a ponto de sermos convidados para o Café com o Presidente. O Portal nos ajudou a aumentar a adesão dos funcionários ao grupo.

Jandra: As funcionalidades do Portal nos permitem conhecer o conceito de trabalho voluntário, nos possibilitam interagir com outras pessoas, nos informam sobre as campanhas em andamento e trazem as instruções necessárias para que a navegação seja bem sucedida. Particularmente acho que o envio do convite aos membros da equipe é uma grande ferramenta do site.

PVB: Na sua opinião, qual a principal característica do Portal que contribui para as ações de voluntariado?

Katiene: O fato de ele permitir expandirmos nossas ações para as pessoas que não estão fisicamente do nosso lado. Quando divulgamos ações no site, muitos colegas que nem conhecemos ficam sabendo e se oferecem para participar. Além disso, muitas pessoas relatam ações que fazem em lugares distantes e isso permite a troca de ideias, que é o ponto mais legal do Portal.

Jandra: O Portal é um excelente mecanismo legitimador do Voluntariado Bradesco, pois transmite credibilidade às empresas parceiras e às instituições beneficiadas, facilitando desde o trabalho de abordagem até a divulgação dos resultados obtidos.


Visita de natal à Creche Dora Ribeiro

PVB: O que vocês diriam aos usuários que nunca postaram uma ação no site

Katiene: Diria que divulgar é realmente válido, funciona. Pessoas que você nem imaginava vêem a ação e se oferecem para participar! Além disso, as ações que as pessoas postam podem servir de modelo em outros lugares. Muitas vezes vemos uma determinada instituição ser ajudada no Portal, e resolvemos ajudar também. Ou seja, quanto mais os voluntários divulgam, mais as instituições são ajudadas.

Jandra: Diria que todos estamos prontos para ajudar a melhorar algo ao nosso redor. Um gesto simples e cotidiano, tal como retirar da calçada uma casca de banana é uma bela demonstração disso. Iniciar um trabalho social é semelhante a acender um barril de pólvora. O resultado é uma “explosão de carinho” que deixa marcas em todos os envolvidos.