No dia do Mestre, contribua com a educação!
Um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) - conjunto de metas acordadas pelas Nações Unidas para tornar o mundo mais equilibrado social e ambientalmente até 2030 - é “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Este é o ODS 4, de um total de 17.
Infelizmente, não só nosso país como grande parte do mundo ainda está longe de cumprir este compromisso e suas submetas, que incluem ter todos os meninos e meninas cursando o nível primário e secundário (por aqui, Médio e Fundamental) em 14 anos.
Segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro (FJP), nenhum estado brasileiro tem um índice de desenvolvimento humano da educação Muito Alto, ou seja, no nível dos países mais avançados.
O melhor resultado foi obtido pelo Distrito Federal, com 0.742 numa escala que vai até 1. Em seguida vem São Paulo, com 0.719. São os dois únicos entes da Federação classificados como de desenvolvimento humano da educação “Alto” (até 0.800). Os demais se situam nas faixas média e baixa. O ranking foi elaborado a partir de dados do Censo de 2010 e abrange todos os municípios brasileiros. Ele foca principalmente a matrícula de jovens de diferentes idades na escola, o que não abrange todo o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, mas dá bons indícios de como estamos.
Mudar este quadro depende, claro, de políticas públicas. Os voluntários, porém, podem dar uma força para isso, tornando as escolas mais atrativas para jovens e ajudando instituições educacionais a melhorar sua infraestrutura.
|
|
|
|
A proximidade do Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, é um bom chamariz para ações voluntárias em seu local de trabalho. Organize visitas a escolas próximas e tente dialogar com professores e diretores sobre como você e seus colegas podem ajudar.
O ideal é que, em sala de aula, empreguem o que mais sabem. Trabalhando numa instituição financeira, é possível dar aulas de finanças básicas, mostrando às crianças e adolescentes a importância de se poupar, como calcular juros e aplicar os recursos da família. Ou ajudar a direção da escola a organizar melhor as contas da unidade. Ou mesmo dar uma força para que a instituição fique mais bonita e com melhores materiais de ensino.
O importante é fazer o bem!
Veja um passo a passo sobre como iniciar uma atividade de voluntariado educativo:
-
Divulgue a ideia entre seus colegas
-
Debatam a ação ideal. Como ela seria? Aulas, captação de recursos, mobilização para reforma?
-
Entrem em contato com a escola. O ideal é que ela seja próxima à unidade onde vocês trabalham, para facilitar o deslocamento. Se não houver, tentem organizar um sistema de carona solidária para levar os voluntários até lá.
-
Veja qual é a maior demanda da instituição e tente se adequar à ela de acordo com a atividade planejada.
-
Na sequência, agende a ação e preparem-se
Faça o trabalho voluntário
- Não esqueça de registrar tudo e colocar aqui no Portal.
- Comece tudo de novo
- O desenvolvimento sustentável está próximo, com certeza" alt="" />
Saiba mais sobre o ODS 4: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods4/ |
Atlas de Desenvolvimento Humano: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/ranking |