Maratona Social 2008

Página relacionada a: 2ª Maratona Social Voluntários Bradesco (2008)

A Maratona Social Voluntários Bradesco é uma competição na qual quem ganha não é só o primeiro colocado. Várias instituições, de creches a asilos, são beneficiadas neste programa que em 2008 inicia sua segunda edição. O desafio é realizar transformações sociais e ambientais da forma mais ampla possível. O Diretor Departamental do Bradesco explica como funciona esse campeonato pouco convencional, e resume: “A Maratona é uma competição onde todos que participam já são vencedores.”

Voluntários Bradesco – A 2ª Maratona Social Voluntários Bradesco será lançada no dia 30 de abril 2008. Qual o objetivo e para quem é voltado?

Diretor Departamental: É uma competição solidária que busca desenvolver atividades que promovam a transformação social, além de ser um caminho facilitador para aqueles funcionários que têm o desejo de contribuir com causas sociais, mas nem sempre sabem como fazerem.

Voluntários Bradesco – Quem pode se inscrever e como?

Diretor Departamental: Podem participar da Maratona os funcionários das unidades administrativas de Cidade de Deus, Paulista, Alphaville, Nova Central e Santa Cecília, todas de São Paulo. Quem quiser participar deve se reunir em grupos de 15 a 25 pessoas e enviar um e-mail para voluntarios@bradesco.com.br . A mensagem deve conter o nome da equipe, o nome e o e-mail de todos os integrantes e a unidade a qual o grupo pertence. É preciso ainda identificar quem é o líder e informar o telefone dele. Depois, basta enviar a ficha de identificação devidamente preenchida conforme orientações do Manual da 2ª Maratona Social Voluntários Bradesco (disponível na biblioteca deste portal).

Voluntários Bradesco – Por que promover uma maratona entre os funcionários?

Diretor Departamental: É uma forma de engajar o público interno em ações que realmente façam a diferença, fugindo do assistencialismo e partindo para ações de transformação. Muitos departamentos já realizam algumas ações, e a Maratona veio agregar e incentivar o crescimento do espírito do voluntariado na Organização. A Maratona proporciona muitos aprendizados que certamente trarão benefícios para a vida profissional e mesmo pessoal, como trabalho em equipe, desenvolvimento de habilidades, entrosamento entre participantes, liderança, fatores que certamente agregam valor ao ambiente de trabalho.

Voluntários Bradesco – Quais são as atividades – fixas ou não – que as equipes devem realizar?

Diretor Departamental: Todas as equipes devem fazer no mínimo uma atividade ambiental e uma atividade social. Depois, podem conversar com a Instituição que estiverem ajudando e realizar tarefas extras, dependendo das necessidades da mesma. No Manual da Maratona, a equipe encontra opções para o desenvolvimento das atividades e critérios para realização de tarefas extras.

Voluntários Bradesco – Como é a escolha da instituição, escola e outra entidade de cunho social?

Diretor Departamental: A escolha fica a critério da equipe, que pode trabalhar com ONGs, escolas, creches, asilos ou outro tipo de organização relevante, desde que a Instituição escolhida apresente registros que comprovem sua idoneidade, como CNPJ, estatuto social, certificação de OSCIP ou de utilidade pública, balanço financeiro entre outros. Uma dica é escolher Instituições próximas às unidades de trabalho ou Instituições indicadas por voluntários dentro do departamento. O Portal também pode ajudar na busca de uma Instituição.

Voluntários Bradesco – A Maratona Social é uma competição na qual equipes de funcionários lutam para concretizar mudanças sociais. Quais são os critérios utilizados para escolher a melhor equipe?

Diretor Departamental: A Maratona é uma competição onde todos que participam já são vencedores. O prêmio é muito mais um reconhecimento para aquelas equipes que mereceram destaque em suas atividades e uma forma de ajudar as Instituições em suas principais necessidades. De qualquer forma, as equipes vencedoras são escolhidas de acordo com critérios como grau de complexidade da tarefa, grau de articulação da equipe, número de beneficiados, número de voluntários envolvidos e tempo de planejamento e execução.

Voluntários Bradesco – Que prêmio é dado à equipe vencedora?

Diretor Departamental: Serão 5 equipes vencedoras que recebem o valor de R$ 5 mil a ser destinado para as Instituições representadas por eles. Além disso, terão os destaques, que são prêmios de R$ 2 mil a ser destinado para as Instituições das equipes que se destacarem em cada local. Serão 5 destaques, Cidade de Deus, Paulista, Alphaville, Nova Central e Santa Cecília.

Voluntários Bradesco – As equipes devem ter, no mínimo, 15 participantes, e, no máximo, 25. Trabalhar em grupo pode ser uma tarefa relativamente difícil, pois é comum as pessoas terem divergência de opiniões. O que uma equipe precisa ter para funcionar?

Diretor Departamental: Um bom líder, planejamento na divisão de tarefas e vontade de transformar fazendo o bem. Para ajudar aos grupos, também criamos a figura do facilitador, que é um representante do programa Voluntários Bradesco alocado em cada departamento da Organização. Ele é o responsável pela disseminação de informações e esclarecimentos de dúvidas. É o começo de uma estrutura que irá possibilitar a expansão da Maratona para todo Brasil a partir de 2009.

Voluntários Bradesco – Falando em números, quantos voluntários participaram da Maratona anterior, e quantas foram as pessoas ajudadas?

Diretor Departamental: Em 2007, a 1ª Maratona Social Voluntários Bradesco foi realizada nas unidades administrativas da Santa Cecília e Nova Central envolveu mais de 300 voluntários, equivalente a uma participação de 10% do quadro de funcionários, o que é considerado excelente para um programa de voluntariado. Eles realizaram atividades em 19 Instituições, beneficiando mais de 8.300 pessoas.

Voluntários Bradesco – Quais são as expectativas para este ano?

Diretor Departamental: O convite para participar está sendo feito para cada um dos cerca de 15 mil funcionários das unidades administrativas mencionadas. Se conseguirmos 10% de adesão, teremos um número bastante significativo de 1.500 pessoas. O Bradesco pode estimular, mas o agente da mudança é o funcionário voluntário, e contamos com a participação de todos. Além de ajudar quem precisa, é uma maneira de interagir com outras pessoas, e porque não se divertir?

Voluntários Bradesco – Por que é importante para o Bradesco a participação de seus funcionários em programas de voluntariado?

Diretor Departamental: Porque são eles têm o poder da mudança nas mãos. O Bradesco apóia iniciativas que beneficiam especialmente populações carentes, mas a base da sustentação dos negócios está nas pessoas. A Maratona Social é, antes de tudo, uma competição saudável bem prol de uma causa comum e solidária, que certamente traz ainda mais benefícios ao clima do ambiente de trabalho.