Saiba como agir no período de chuvas fortes



No verão, o nosso país sofre intensamente com as “chuvas de verão” que geralmente causam enchentes e deslizamentos. Na Região Sudeste, essa é a época mais chuvosa e, conseqüentemente, acontece a proliferação de doenças como a dengue.

Segundo previsões, janeiro é um mês de muita chuva à tarde: em média, 14 dias de chuvas fortes. Em fevereiro, as pancadas ocorrem no fim da tarde, em cerca de 12 dias durante o mês. E as ‘águas de março’ são mais freqüentes no início do mês, chegando até a 12 dias.

Os estados que têm maior quantidade de municípios vitimados por enchentes, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2000, são:

Santa Catarina: 132 de 293 municípios (45,05%);

São Paulo: 262 de um total de 645 municípios (40,62%);

Paraná: 105 de 399 municípios (26,31%);

Minas Gerais: 190 de um total de 853 municípios (22,27%);

Rio Grande do Sul: 119 de 496 municípios (23,99%)

A região Sudeste é a mais castigada pelas inundações. Das 1.235 cidades brasileiras atingidas, 539 ficam nessa região. Em segundo lugar vem o Sul, com 356; Nordeste, com 238 municípios; Norte, com 57; e Centro-Oeste, com 45.

As doenças mais comuns que ocorrem após enchentes são:

Leptospirose (transmissão pelo contato direto ou indireto com urina de ratos e outros animais infectados).

Dengue (transmissão por meio da picada de mosquito Aedes aegpty).

Hepatite A e Hepatite E (transmissão fecal /oral – direta ou indireta).

Veja mais no link: http://www.cives.ufrj.br/informacao/inundacoes/inundacoes.html

Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil em seu estado: http://www.defesacivil.gov.br/sindec/estados/index.asp

Como prevenir situações de risco no caso de enchentes

O que fazer em caso de enchentes

Defesa Civil no Brasil