Voluntários MAIS: ações de 2015 inspiram 2016
No segundo semestre do ano passado, ocorreu a ação Voluntários MAIS 2015, promovida pelo Programa Voluntários Bradesco, iniciativa que contou com 58 ações em 24 cidades de 12 estados. As atividades envolveram 611 funcionários que beneficiaram 6.323 pessoas em 104 Instituições, sempre focando em sustentabilidade e qualidade de vida, aspectos escolhidos pelo Programa Voluntários Bradesco para serem trabalhados nas comunidades locais. Além dos benefícios para a sociedade e para o meio ambiente, os voluntários também puderam desenvolver habilidades e competências através do trabalho voluntário. Os resultados? Mais que números, sorrisos, aplausos e a sensação de ter ajudado a melhorar o mundo.
Os sete Destaques desta edição tiveram seu empenho e esforço reconhecidos em um evento realizado na Matriz do Banco no dia 17 de março. Ele contou com a participação de cerca de 80 pessoas, entre diretores e voluntários das equipes destaque, e celebrou o engajamento e o comprometimento de nossos funcionários com a causa do voluntariado, bem como os benefícios proporcionados às Instituições por eles atendidas.
Tudo isso foi alcançado com muita criatividade. “O desempenho dos participantes sempre nos surpreende”, diz Marli Gallucci Cugi, gerente do Departamento de Recursos Humanos do Bradesco e uma das gestoras do Programa de Voluntariado. Tirando proveito do que fazem de melhor em suas áreas e desenvolvendo habilidades necessárias para o trabalho do dia a dia, as equipes conseguiram soluções inovadoras para melhorar seu entorno e beneficiar as Instituições sociais.
Conheça agora um pouco mais sobre algumas destas iniciativas:
Educação
A equipe do Banco Bradesco BBI, por exemplo, batizou-se de “Bradesco BBI Solidário” e investiu na educação de jovens de baixa renda. “Se uma criança tiver oportunidades, ela gerará impacto tanto na comunidade onde mora como no país onde vive e por isso achamos que seria muito importante e recompensador até mesmo para nós, dentro da organização, ter um retorno disso no futuro”, justifica Tyciane de Moreto, uma das organizadoras das atividades do grupo do banco de investimentos.
Com vídeos e informativos, o time mobilizou seus colegas para patrocinar dez jovens bolsistas, selecionados por uma Instituição social que identifica jovens talentos de baixa renda, e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. Desta forma estes alunos conseguiram cursar o terceiro ano do ensino médio no Colégio Bandeirantes, um dos melhores de São Paulo.
Foram arrecadados R$140 mil, transformados em bolsas de estudos aplicadas em 2015. Com estes recursos, os adolescentes puderam frequentar as aulas com tranquilidade, pois passaram a ter auxílio para o transporte, alimentação e para comprar material escolar. O objetivo era ajuda-los a passar no vestibular nas universidades mais disputadas do país, como USP, Unicamp e FGV. E eles conseguiram!
Ação realizada pelo grupo "BBI Solidário"
Melhor Idade
Outra boa ideia veio do norte do Brasil. Pela segunda vez, o grupo “Manauaras em Ação”, da Bradesco Seguros de Manaus, decidiu trabalhar com a população idosa da capital do Amazonas. Após uma série de e-mails, muito boca a boca e convocação de colegas da Bradesco Saúde, organizaram uma grande ação na Fundação Dr. Thomas, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), que atende uma centena de pessoas por lá.
Em 28 de novembro, o grupo entregou kits com as arrecadações, que incluem diversos itens de limpeza pessoal, roupas e alimentos aos idosos atendidos. Além disso, ofereceram palestras, apresentações musicais, atendimento médico e dicas de saúde para que todos se sentissem bem e tivessem uma qualidade de vida melhor.
“Como nosso departamento está ligado a previdência, decidimos adotar o público idoso”, conta o líder da equipe, Rafael Freitas. “O carinho e a possibilidade de ouvir as histórias de cada um é, sem dúvida, nosso melhor presente”.
Ação realizada pelo grupo "Manauaras em Ação"
Reaproveitamento
Quem também tem tradição em ganhar satisfação como recompensa é o pessoal do Jurídico de Osasco/SP. Com o nome “Jurídico para o Bem”, mais uma vez se destacaram em uma edição do Voluntários MAIS. Se em 2014 chamaram atenção também nessa campanha e em 2010, no Minuto Presença Voluntária, em 2015 ele capricharam ainda mais. Em vez de focarem em apenas um tema (qualidade de vida ou sustentabilidade), optaram pelos dois.
“Trabalhar com dois temas, é sem dúvida, mais trabalhoso, porém, eles se relacionam muito bem”, conta Aline Torres, uma das organizadoras. A ação se deu por meio de oficinas em duas instituições – uma casa de repouso, voltada a idosos, e um abrigo de crianças e adolescentes, ambos em Osasco/SP - sobre aproveitamento integral de alimentos. Das oficinas também participaram representantes de 60 entidades da região e colegas de departamento.
A grande participação é fácil de explicar, segundo Aline. “Afinal quem não quer economizar, ajudar o meio em que vivemos e ainda conquistar uma saúde invejável?”
Para ela, o segredo de ações de sucesso como a do Jurídico do Bem e outras é unir trabalho em equipe e comprometimento. “Mas o toque especial no trabalho voluntário é o amor e a dedicação”, garante.
Ação realizada pelo grupo "Jurídico para o Bem"
Ganha-ganha
Gestora do Programa Voluntários Bradesco, Marli Gallucci Cugi acredita que o trabalho voluntário, além de beneficiar a comunidade, melhora o ambiente de trabalho e o próprio profissional que se envolveu com as atividades. “Todos saem ganhando”, diz. “Os voluntários atuam no contexto local, proporcionando benefícios para a sociedade, contribuindo para a redução das desigualdades sociais, e melhoria contínua da qualidade de vida dos envolvidos, além de aprimorarem suas competências profissionais e pessoais, tendo a oportunidade de melhorar seu desempenho dentro das atividades de sua rotina profissional e a Organização terá funcionários mais motivados, com elevado senso de pertencimento e alto grau de desenvolvimento profissional em diversas competências”.
Com tantas vantagens, claro que 2016 terá mais uma edição do Voluntários MAIS. E com uma novidade. Os temas sustentabilidade e qualidade de vida serão mantidos, porém, ganham a companhia de “educação financeira”. Certamente, quem trabalha em um grande banco domina a temática e tem muito a oferecer sobre ela.
Que comecem os planejamentos!
Sobre o Voluntários MAIS
A ação Voluntários MAIS, teve seu início em 2013, em três edições realizadas, apresenta resultados expressivos, foram:
-
1.776 voluntários
-
166 equipes/participantes individuais
-
19.328 beneficiados
-
183 Instituições
-
51 cidades
-
16 estados
aBRAce esta causa você também, participe!