Inspirações que podem mudar a Qualidade de Vida de muitas pessoas

Promovendo a Qualidade de Vida em seus vários aspectos

Um dos temas do Voluntários MAIS 2015 é a Qualidade de Vida. Os participantes estão convidados a pensar e realizar ações que contribuam para o acréscimo de qualidade na vida dos seus públicos de interesse.

Normalmente associa-se diretamente esse assunto à prática adequada e regular de atividades, seja entre crianças, adultos ou idosos. Claro que este pensamento está correto. No entanto, existem diversas outras formas de promover a reflexão e a prática de ações que valorizem a vida, especialmente quando se entende que o fortalecimento da saúde humana não está restrita ao seu aspecto físico, mas também envolve aspectos emocionais, sociais, culturais e outros.

Além das atividades sugeridas no Manual do Voluntários MAIS 2015, a seguir estão outras possibilidades relacionadas ao tema Qualidade de Vida.

Sessão de teatro ou cinema



A ideia é oferecer ao público de interesse da equipe uma ou mais sessões de teatro e/ou cinema. Pode acontecer na sede da Instituição, com a preparação de um espaço para a representação teatral ou a projeção de um filme. Mas também pode acontecer em uma sala de teatro ou cinema da cidade, caso a equipe tenha essa possibilidade e consiga a autorização para levar as pessoas para fora da Instituição. A equipe pode conseguir uma parceria com um grupo de atores da cidade, uma sala de cinema, ou ainda encarar o desafio de produzir algo com suas próprias mãos. O importante é levar algo de qualidade para os espectadores, tanto na parte técnica quanto na parte das mensagens escolhidas. Ao final da sessão, recomenda-se um diálogo com os participantes sobre o tema da peça ou do filme.

Abraços grátis



Outra sugestão é a sensibilização de pessoas com relação à importância do bom convívio social. Pesquisas apontam que construir e manter uma rede saudável de relacionamentos é tão importante quanto o investimento em atividades físicas.

Portanto, esta proposta sugere a realização de uma ação de distribuição de abraços grátis em local público (praça ou outro local movimentado da cidade), com a participação de voluntários e o público da Instituição parceira.

Pode-se preparar cartazes, camisetas, faixas, assim como divulgar nas redes sociais. Esta atividade também pode contribuir para divulgar a causa da Instituição, atraindo pessoas para conhecê-la e ajudá-la.

Revitalização de espaço público



Cuidar da beleza do espaço coletivo também é uma forma de se promover qualidade de vida. Pode-se escolher um local próximo à Instituição para a realização de uma ação de limpeza, pintura, plantio de mudas ou quaisquer outra iniciativas que melhorem a aparência do espaço. Quanto mais pessoas da comunidade participarem, maior será o impacto da em termos de senso de propriedade e compromisso com a conservação futura.

Dia na praça



Ainda no quesito de ações espaços, outra sugestão é a realização de um dia de atividades recreativas em uma praça próxima à Instituição. Todos os públicos podem participar, em especial quando se tratam de crianças e adolescentes. Pode-se promover um resgate de brincadeiras e jogos mais tradicionais, assim como um piquenique coletivo. Desta forma, promove-se a ocupação saudável do espaço público, assim como o fortalecimento das relações interpessoais por meio da descontração.

Oferta de exames com profissionais da saúde

Com a parceria de profissionais da saúde que aceitem participar da ação voluntariamente, os integrantes da equipe podem promover, junto à Instituição e sua comunidade, um dia de exames gratuitos relacionados a diversas especialidades. É indiscutível a importância da detecção precoce de sintomas para um melhor enfrentamento de diversas situações de risco que o público atendido possa apresentar.

Revoada de mensagens

Que tal enviar espalhar mensagens valiosas em espaços públicos da sua comunidade? Esta ação tem o objetivo de espalhar ideias e atividades relacionadas ao voluntariado, à causa da Instituição parceira da equipe, ou outros temas relevantes, por meio de mensagens escritas e penduradas em formato de varal. O funcionamento é simples: os voluntários convidarão os participantes da ação a escrever mensagens relacionadas à qualidade de vida em seus diversos aspectos. As mensagens escritas em um papel simples são presas com prendedores de roupa a um ou mais varais montados, por exemplo, em uma praça movimentada. Os transeuntes, então, poderão ler, levar consigo e até mesmo escrever e deixar a sua mensagem pendurada também. Esta atividade tem um valor simbólico e prático: o primeiro se percebe na mensagem aos participantes da importância de espalhar a ideia da possibilidade da ação social transformadora, e a segunda como um convite para que outras pessoas - aquelas que receberão as mensagens - conheçam e pensem sobre essa mesma possibilidade. Sugestão: esta atividade pode ser realizada em conjunto, especialmente ao final, com algumas outras aqui sugeridas, que também acontecem em espaços públicos.

Intervenções para sensibilização em espaços públicos



Outra forma de promover a reflexão e a prática da qualidade de vida pode se dar por meio de intervenções de sensibilização em espaços públicos. A partir da escolha de um ou mais temas (tais como a causa da Instituição parceira, doação de sangue, cadastro no registro de doadores de medula, doação de órgãos, adoção de animais, voluntariado etc.) o grupo prepara uma ou mais cenas que apresentem de forma impactante a importância da atenção e comprometimento dos transeuntes em se tratando do assunto escolhido.

Boca no trombone espalhando boas notícias

Atualmente o poder de multiplicação de informações no mundo virtual é inquestionável. Com o acesso à internet e às diversas plataformas cada vez mais democratizados, os voluntários podem promover a causa da Instituição por meio de uma campanha organizada nas redes sociais. A partir de um cronograma e a preparação de peças de comunicação, pode-se espalhar informações e contar com um grande número de propagadores das mensagens, sejam eles indivíduos ou veículos de comunicação. O importante é ter clareza e criatividade na comunicação, estimulando a conscientização e o interesse pela causa.

Como se pode perceber, existem inúmeras possibilidades de contribuições para o fortalecimento individual e coletivo da qualidade de vida. O Voluntários MAIS 2015 torce para que surjam ações capazes de causar impacto e transformação, e segue à disposição para auxiliar as equipes.

Vale reforçar a importância do planejamento, envolvimento da Instituição, comprometimento e registro das ações em foto e vídeo.

Confira outras sugestões de atividades no temas Qualidade de Vida e Sustentabilidade disponíveis no Portal e Manual.

Premiação

Lembrando que poderá haver um prêmio adicional de R$ 2.000,00 para ser doado à Instituição beneficiada, desde que haja a realização de ações de Sustentabilidade e/ou Qualidade de Vida (pelo menos uma ação por tema).

Mais informações sobre o Voluntários MAIS 2015:

Principais perguntas e respostas

Dúvidas?

Entre em contato pelos telefones (11) 3667-0192, (11) 3663-0910 e (11) 99652-8650 (disponíveis de 2a a 6a, das 8h às 18h) ou pelo e-mail voluntariosmais@comunidea.com.br.